Hamilton coloca Newey “no topo da lista” da Ferrari para F1 2025: “Seria um privilégio”

Durante coletiva de imprensa para o GP de Miami, Lewis Hamilton não perdeu a oportunidade de dizer que Adrian Newey seria uma "ótima contratação" para a Ferrari

Embora ainda tenha alguns meses pela frente antes de poder colocar definitivamente um ponto final em sua história com a Mercedes, Lewis Hamilton já está pensando no futuro. Durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (2), em Miami, o heptacampeão deixou claro que gostaria de encontrar Adrian Newey vestindo as cores da Ferrari quando ele começar a trabalhar em Maranello na próxima temporada.

Um dos pilares da Red Bull desde que chegou em 2006, ao lado de Helmut Marko e Christian Horner, Newey anunciou que está de saída da equipe austríaca, ainda que não tenha declarado qual será o próximo destino. Considerado por muitos como um dos melhores engenheiros projetistas da história da Fórmula 1, o britânico de 65 anos teve seu nome ligado à uma possível ida para a esquadra mais icônica do esporte a motor. Inclusive, de acordo com o portal italiano La Gazzetta Dello Sport, Adrian seu reuniu com Frédéric Vasseur, em Londres, antes de viajar para os Estados Unidos, onde será realizada a sexta etapa da temporada 2024 no próximo domingo.

Presente em Miami, Hamilton participou da coletiva de imprensa e rasgou elogios a Newey, deixando claro que gostaria de trabalhar com o projetista em um futuro próximo. “Adrian é conhecido por sua grande história e conquistas, e, obviamente, fez um trabalho incrível na carreira ao se envolver com equipes e adquirir o conhecimento que ele tem”, disse o #44, antes de falar especificamente sobre o quão importante o engenheiro seria para a Ferrari.

“Acho que seria uma ótima contratação. Eles [Ferrari] já têm uma grande equipe, estão fazendo um grande progresso e avançando, o carro está mais rápido este ano, mas será um privilégio trabalhar com ele”, declarou Lewis.

Hamilton já avisou: Newey seria “ótima contratação” para a Ferrari em 2025 (Foto: Reprodução)

Logo em seguida, Hamilton foi questionado se já havia conversado com o futuro time sobre a possibilidade de contratar Newey. “São coisas que conversamos no privado, mas se eu tivesse de fazer uma lista de pessoas com quem adoraria trabalhar, com certeza ele estaria no topo”, garantiu.

No ano passado, durante uma conversa no podcast Beyond the Grid, da própria F1, Newey revelou algumas das coisas que gostaria de ter feito ao longo de sua carreira, mas que, até então, não havia tido a oportunidade. No topo da lista estava o fato de jamais ter conseguido trabalhar pela Ferrari ou de atuar ao lado de dois dos grandes pilotos da categoria desde a virada do século: Hamilton e Fernando Alonso.

Apesar de nunca ter dividido garagem com Newey, o companheiro de George Russell lembrou que já guiou um carro projetado pelo engenheiro. “Da minha perspectiva, quando cheguei na McLaren, peguei uma evolução do carro dele, e acho que cheguei lá logo depois que ele saiu, então esse carro teria evoluído do design em que ele havia trabalhado. Me senti privilegiado por ter tido a chance de tocar em algo em que ele havia trabalhado”, recordou.

Temendo que a saída de Newey dê início a uma debandada geral de outras pessoas importantes dentro da equipe, a Red Bull tem trabalhado duro para garantir que nomes como o do diretor-técnico Pierre Waché fiquem em Milton Keynes. Hamilton, por sua vez, continuou elogiando Adrian, mas resolveu tranquilizar a esquadra da marca de energéticos ao dizer que há outros pessoas importantes nos bastidores do time de Max Verstappen.

Adrian Newey pode realizar o sonho de trabalhar com Hamilton (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Correr contra a equipe da qual ele [Newey] fez parte ao longo dos anos tem sido um enorme desafio. Mas só precisamos lembrar que há muitas pessoas em segundo plano, não há uma peça-chave, é toda uma equipe de pessoas que fazem o trabalho. Você pode imaginar que, com todas as experiências incríveis que ele traz, as pessoas com quem ele trabalha continuarão a fazer um trabalho incrível e construindo ótimos carros. Mas qualquer equipe teria a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com ele”, finalizou Hamilton.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 [de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.