Gasly relata “modo classificação” por pódio na Holanda: “Nunca é fácil ficar a 5s da Red Bull”

Pierre Gasly precisou ser muito rápido nas sete voltas finais do GP da Holanda para se valer da punição de 5s aplicada a Sergio Pérez, então em terceiro. O pódio veio como "recompensa ao trabalho da Alpine"

Depois de reclamar do que considera uma das temporadas “mais azaradas” da carreira na Fórmula 1, Pierre Gasly viu a Alpine fazer tudo certo no GP da Holanda e garantiu um lugar no pódio. Foi preciso, no entanto, andar em ritmo de classificação nas voltas após a bandeira vermelha para se beneficiar da punição de 5s aplicada a Sergio Pérez na parte final da corrida em Zandvoort.

O próprio Gasly já havia sido punido no início por excesso de velocidade no pit-lane, mas conseguiu pagar a sanção na parada seguinte. O francês ainda contou com a boa performance da A523 na pista molhada para forçar o ritmo e não deixar Pérez, então em terceiro, abrir mais de 5s nas sete voltas finais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pierre Gasly levou a Alpine ao pódio na Holanda em grande estilo (Foto: AFP)

“No geral, o ritmo foi muito bom, e equipe tomou boas decisões e foi uma boa estratégia. Estou feliz por começar a segunda metade da temporada assim”, disse Pierre à imprensa, admitindo que “nunca é fácil ficar a 5s da Red Bull, sem dúvida, mas vi a chance, sabia o que estava em jogo e, sim, simplesmente dei tudo o que tinha”.

“Na verdade, esperava um pouco mais de dificuldade com o aquecimento no início, mas as condições não eram tão ruins. Então fiz algumas voltas de classificação no final realmente satisfatórias e posso imaginar o que ele [Pérez] sentiu, passei por isso alguns giros antes ao ser punido em 5s”, acrescentou, encarando a conquista como “uma recompensa pelo trabalho que todos estão realizando na equipe”.

Foi a segunda vez de Gasly num top-3 da temporada 2023, porém na Bélgica, o resultado foi conquistado na sprint, que não conta pódio. Houve, no entanto, um fator em comum tanto em Spa-Francorchamps quanto nos Países Baixos: a chuva, e o #10 reconheceu que o carro da Alpine desempenha muito melhor em pista molhada.

“No fim de semana em Spa, ficamos entre os três primeiros na sprint em condições intermediárias e de chuva. Novamente conseguimos tirar o melhor proveito dessas condições. Há uma tendência clara de que o carro parece funcionar melhor no molhado. Temos de melhorar e continuar o trabalho, pois ainda estamos atrasados com relação ao seco. Mas houve bons sinais de ritmo hoje (domingo), e precisamos seguir a partir daí”, concluiu Gasly.

Fórmula 1 retorna já neste final de semana, em Monza, entre os dias 1 e 3 de setembro. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.