Gasly vê salto “inspirador” da McLaren, mas não como “objetivo absoluto” da Alpine

Pierre Gasly toma recuperação da McLaren em 2023 como "motivação", mas não acredita que a Alpine seja capaz de fazer o mesmo nesta temporada

Depois de se surpreender com o início de temporada muito abaixo das expectativas na Fórmula 1 2024, a Alpine vem promovendo mudanças profundas na estrutura organizacional como uma tentativa de se recuperar o mais rápido possível no campeonato. Embora tome a incrível recuperação da McLaren no ano passado como exemplo, Pierre Gasly negou que a equipe francesa acredite ser possível fazer algo parecido.

Os primeiros sinais de que o ano seria complicado foram vistos durante os testes coletivos de pré-temporada, no Bahrein, no fim de fevereiro. Na semana seguinte, a A524 provou ser o pior carro do grid quando Gasly e Esteban Ocon se alinharam na última fila do grid de largada para a primeira etapa do ano, no circuito de Sakhir. Na Arábia Saudita, a segunda etapa do certame, o dono do #10 teve problemas e abandonou a prova nas ruas de Jedá, enquanto que o companheiro de equipe cruzou a linha de chegada na 13ª posição.

Na temporada passada, a McLaren começou o ano como uma das maiores decepções, mas terminou em alta e no posto de segunda força do grid, atrás somente da Red Bull. As atualizações introduzidas no MCL60 durante o fim de semana do GP da Áustria deram um novo impulso a Lando Norris e Oscar Piastri, que fecharam 2023 com nove pódios conquistados para o time de Woking. Gasly, por sua vez, não acredita que a Alpine possa repetir tal feito.

“Desde que cheguei à F1, devo admitir que nunca vi um salto como o da McLaren no ano passado. Quando se referem a nós, todos voltam ao salto que vimos em 2023″, disse Pierre. “Foi incrível, crédito para eles por esse trabalho”, continuou.

Pierre Gasly vê McLare como “motivação”, mas descarta grande recuperação na Alpine (Foto: AFP)

O ex-piloto da AlphaTauri atual Visa Cash App RB garantiu que, embora a Alpine seja a equipe com mais problemas no momento, as principais forças do grid também gostariam de ter um salto tão grande no desempenho.

“Todos adorariam fazer tal desenvolvimento. Tenho certeza de que se você perguntasse à Ferrari e à Mercedes se elas gostariam de melhorar seus carros tanto quanto a McLaren fez no ano passado, elas aceitariam”, destacou Gasly.

Ainda que não sejam capazes de repetir o feito da escuderia laranja-papaia, o francês admitiu que a Alpine usará o exemplo da esquadra inglesa como uma motivação, e não como um objetivo que deve ser alcançado.

“Obviamente, tem de ser motivacional e inspirador para todos nós vermos que isso é alcançável. Mas, ao mesmo tempo, não vemos isso como algo obrigatório e como o objetivo absoluto da equipe”, sublinhou Pierre.

Gasly quer se aproximar do top-5 até o fim da temporada (Foto: Alpine)

Com 22 corridas restantes no calendário, o piloto de 28 anos foca no top-5 e espera superar rivais até o fim do ano. “Queremos lutar na frente, sabemos que neste momento há uma ordem bastante clara com as cinco primeiras equipes, com McLaren e Aston [Martin] bem à nossa frente”, admitiu, antes de finalizar: “Sabemos que precisamos nos atualizar bastante até que possamos lutar com eles.”

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.