Pirelli aposta em boa relação para seguir na F1 em 2025: “Nosso papel é de parceiro”
Mario Isola, chefe da Pirelli na F1, abriu o jogo sobre o processo de definição dos pneus no triênio 2025-27 e aposta em marketing para seguir no Mundial
Fornecedora de pneus exclusiva da Fórmula 1 desde 2011, a Pirelli encara mais um processo seletivo para se manter no Mundial. A FIA confirmou que já está no segundo estágio do processo para escolher a fornecedora de borracha no triênio 2025-2027, com opção de extensão por um ano adicional. Agora, os italianos terão a competição da japonesa Bridgestone, que busca retorno após fornecer entre 1997 e 2010.
No último processo de licitação, a Pirelli derrotou a Hankook. Mario Isola, chefe da fornecedora na F1, não falou publicamente sobre a proposta apresentada pela Bridgestone — que inclusive não foi oficializada pela FIA — mas alertou que o processo de escolha parece muito mais complicado do que em anos anteriores.
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“O que posso dizer é que o edital era muito mais complicado do que no passado. Há muitas seções e elementos adicionados em relação ao último que entramos. Há uma grande parte ligada com a sustentabilidade, uma grande parte ligada com a capacidade de fornecer um produto com determinas características, um determinado serviço, número de engenheiros. Tivemos de trabalhar bastante para conseguir os papéis necessários”, declarou Isola.

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Para Mario, um diferencial que pode influenciar na manutenção da Pirelli no Mundial é o fato da empresa ser muito ativa em ações de marketing na Fórmula 1, já que patrocina camarotes nos GPs e também promove a volta rápida no circuito em carros esportivos.
“Em 13 anos, sempre tentamos o nosso máximo para preencher os pedidos que tivemos em diferentes anos. Desde 2011, tivemos pneus de alto desgaste, diferentes motores, pneus maiores, as 18 polegadas. Depois mais desgaste e menos desgaste. Sempre adaptamos nosso produto aos pedidos. Acima disso, fomos muito ativos no marketing, atendendo a pedidos de promotores e da FIA. Acho que nosso papel é mais de parceiro do que fornecedor, e queremos ser assim”, concluiu.

