Pirelli aposta em estratégia e leva gama mais macia de pneus para GP do Azerbaijão

Pela primeira vez, Pirelli seleciona gama mais macia de pneus - compostos C3, C4 e C5 - para o fim de semana da Fórmula 1 em Baku

Às vésperas do GP do Azerbaijão, que acontece no próximo domingo, a Pirelli, fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1, anunciou a gama mais leve possível para a corrida nas ruas de Baku, indo totalmente na contramão da edição de 2019, última a acontecer no país, quando a gama de pneus mais duros foi escolhida para o fim de semana.

Com a escolha pelos compostos C3, C4 e C5, a Pirelli repetirá os pneus disponíveis no GP de Mônaco de duas semanas atrás. De acordo com Mario Isola, chefe do projeto da fábrica italiana na Fórmula 1, a decisão foi tomada para criar cenários mais interessantes para a corrida em Baku no que diz respeito ao jogo estratégico do domingo.

“De um circuito único para o outro: Baku representa um teste muito diferente a Mônaco, mas a precisão necessária para continuar longe de problemas é similar. Pela primeira vez trazemos a gama mais leve de pneus ao Azerbaijão, a mesma que já foi vista em Monte Carlo”, afirmou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na Garagem: Schumacher faz GP da Espanha de almanaque e vence primeira pela Ferrari

Em Mônaco a gama mais macia também foi escolhida pela Pirelli (Foto: McLaren)

“A razão para essa escolha é que o pneu duro não foi utilizado na corrida de Baku em 2019, a medida que o médio foi usado extensivamente. Com o realinhamento das nomenclaturas, esperamos ver os três compostos com um papel de protagonismo, liderando algumas estratégias diferentes”, disse.

Isola ainda discorreu sobre os efeitos que a gama escolhida causará na Fórmula 2 e ressaltou que a mudança visa potencializar a característica imprevisível da corrida e, por consequência, entretenimento gerado pela prova.

“Na Fórmula 2, existe uma diferença entre os compostos, assim como foi na etapa inaugural no Bahrein. Isso cria um grande diferencial entre os pneus e traz certo entretenimento na corrida e nas táticas, em um circuito desafiador, conhecido por ser um lugar onde tudo pode acontecer”, concluiu.

Há dois anos, a vitória ficou com Valtteri Bottas, piloto ainda zerado em 2021. O fim de semana do GP do Azerbaijão começa com atividades de pista na próxima sexta-feira, e o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar