Em outubro de 2018, a Pirelli anunciou que simplificaria o sistema de identificação de pneus da F1 para a nova temporada. De sete cores e nomenclaturas, o sistema passaria a ter três – duro, médio e macio, com as cores branco, amarelo e vermelho, respectivamente.
Mas isso ocorrerá só no começo oficial da temporada 2019. Nos testes de fevereiro, em Barcelona, haverá uma condição exclusiva.
Segundo a fornecedora de pneus da F1, serão cinco identificações, já que há a possibilidade de todos os tipos de pneus estarem na pista ao mesmo tempo durante os testes.
Serão eles: C1, o mais macio, com o logotipo da empresa em cor branca; C2, ainda macio, branco e com um contorno circular; C3, o médio, será amarelo; C4, o duro, vermelho; e o C5, o mais duro e veloz, será sem o contorno circular.
Os testes de pré-temporada começam no dia 18 de fevereiro na Catalunha. A primeira parte vai até o dia 21. Em seguida, os carros voltam à pista para novos treinos entre 26 de fevereiro e 1° de março.