Pirelli se vê “onde gostaria” com projeto de pneus sem cobertores térmicos da F1 2024
Simone Berra, engenheiro chefe da Pirelli na F1, se mostrou contente com resultados obtidos em testes e acredita que manta térmica poderá ser excluída do esporte em 2024
A Pirelli está confiante de que vai ser capaz de entregar compostos de pneus bons o suficiente para seguir com a ideia da Fórmula 1 de excluir o uso dos cobertores térmicos na borracha em 2024. Depois de pilotos como Fernando Alonso, Charles Leclerc e George Russell se colocarem contra a iniciativa, a fornecedora italiana garantiu que está bem avançada nos testes e acredita que o projeto será bem sucedido.
Ainda existe uma briga no paddock para saber se as mantas térmicas serão mantidas ou não para a próxima temporada. A Pirelli já apresentou um relatório do seu programa de testes e o assunto deve ser discutido na comissão da F1, em Spa-Francorchamps, na próxima sexta-feira (28).
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Por ora, o regulamento de 2024 mantém o uso dos cobertores. Mas a decisão pode ser alterada, caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entenda que a Pirelli fez o suficiente para demonstrar que seus pneus podem rodar sem o uso do dispositivo. Dado o sinal verde, a decisão é colocada em votação entre os chefes de equipe.
A fornecedora, no entanto, está contente com os resultados alcançados até o momento e espera a aprovação por parte da entidade que rege o esporte.
“No geral estamos felizes e definimos um documento para avaliação da Comissão da F1 pelos chefes de equipe. Então, estamos onde queríamos estar neste ponto da temporada. Obviamente temos outros testes, temos Spa, depois Monza, depois temos os testes em competição. A fase de desenvolvimento ainda não terminou”, disse Simone Berra, engenheiro chefe da Pirelli na F1.
“Portanto, ainda temos algo para testar, alguns novos compostos. A construção está quase finalizada. Estamos realmente melhorando os compostos”, finalizou.
As equipes já concordaram, no início deste ano, em utilizar os pneus de chuva extrema sem cobertores, com os novos compostos sendo usados pela primeira vez durante o GP de Mônaco. No entanto, a tentativa de fazer o mesmo com a borracha intermediária foi rejeitada.
A Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!