Russell pede que F1 repense exclusão dos cobertores de pneus: “Não estamos prontos”

George Russell e Charles Leclerc destacam a dificuldade de gerenciar os pneus sem cobertores em condições desfavoráveis, enquanto Fernando Alonso discorda da mudança

A Fórmula 1 está estudando a possibilidade de remover os cobertores térmicos dos pneus a partir da temporada 2024. Após os recentes testes da Pirelli em Barcelona, pilotos como George Russell, Charles Leclerc e Fernando Alonso expressaram preocupação sobre a viabilidade dessa proposta.

Durante a sessão na Espanha, que ocorreu em condições de alta temperatura e características específicas da pista, os pneus sem cobertores térmicos pareceram se comportar de maneira razoável. No entanto, Russell destacou que é necessário avaliar como os pneus vão funcionar em condições menos favoráveis, em temperaturas mais baixas, por exemplo. 

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“Acho que, provavelmente, não foi testado nas condições certas no circuito certo”, disse o inglês em declaração à revista Autosport. “Acredito que em Barcelona, que é uma pista bastante agressiva com os compostos e que estava totalmente emborrachada do fim de semana de corrida, os pneus saíam ainda abaixo do ideal do pit-lane, mas por conta da volta da curva cinco, já estavam em um nível respeitável. Mas, comparando com o início do ano, quando testamos em Jerez (de La Frontera) que estava com dez graus de temperatura, foi extremamente difícil ao sair dos boxes”, analisou.

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Mick Schumacher participou dos testes com a Mercedes em Barcelona (Foto: Mercedes)

Russell ainda se diz cético e acha que os pneus sem cobertores não serão usados pela Fórmula 1 em um futuro próximo. “E sendo totalmente honesto, não acho que nós, como esporte, ainda estamos em posição de trazer esses pneus para um cenário de corrida.”

Já Leclerc enfatizou que, quando se está sozinho na pista, a questão é menos problemática, mas que se torna extremamente difícil gerenciar os pneus sem cobertores quando se está em uma prova, com outros competidores. “Eu gostaria de talvez testar esses pneus em condições diferentes, e então ver se eles são passíveis de se usar nas corridas. Mas, novamente, foi um teste positivo com as condições que tivemos em Barcelona”, explicou o monegasco.

Alonso, que já competiu sem cobertores térmicos em suas participações nas 500 milhas de Indianápolis, também discorda da remoção dos cobertores na Fórmula 1. O piloto da Aston Martin mencionou que a viabilidade dessa mudança depende da energia exercida sobre os pneus em cada circuito. “Na Indy 500, você coloca muita energia nos pneus imediatamente, e é bom para eles. Em lugares como Mônaco, ou alguns outros, não sou muito fã de tirar os cobertores, para ser honesto, e não vejo razão para isso”, disse o espanhol.

Inicialmente, a retirada dos cobertores seria implementada no próximo ano, porém, as regras foram posteriormente alteradas para que mais testes sejam realizados e uma decisão final seja tomada até o final de julho.

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