Pirelli coloca Ferrari e Mercedes em teste de pneus sem aquecimento na Espanha

A Pirelli vai promover mais um teste de pneus nesta semana em Barcelona. Agora a ideia é avaliar os compostos sem aquecimento prévio, já pensando na temporada 2024 da Fórmula 1

Após usar os treinos livres do GP da Espanha para testes dos pneus que serão utilizados a partir da Inglaterra, a Pirelli agora vai conduzir uma nova sessão de avaliação de compostos, mas pensando já na temporada 2024 da Fórmula 1. A fornecedora italiana pretende colocar à prova pneus que não precisam dos cobertos térmicos.

A fabricante escolheu também Barcelona para esse trabalho e chamou Ferrari e Mercedes para as sessões de testes nessa semana, entre os dias 6 e 7 de junho. Os compostos sem a necessidade de aquecimento prévica com as mantas térmicas são parte dos planos da F1 para alcançar maior sustentabilidade e reduzir gastos. A ideia é que essa regra entre em vigor no próximo ano.

“Esses testes serão muito importantes para nós. Vamos tentar colocar à prova diferentes compostos, porque a meta é não usar aquecedores no próximo ano. Então, precisamos ter uma constituição que precisa ter uma boa integridade, que funcione muito bem quando a pressão está baixa no início da corrida, além de ajudar o composto a aumentar essa temperatura rapidamente para estar na faixa de atuação ideal”, explicou o engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, em entrevista à revista Autosport.

Os cobertores térmicos na F1 estão com dias contados (Foto: Pirelli)

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Na primeira avaliação desses pneus, a resposta não foi tão positiva. Lewis Hamilton fez um alerta e disse que a adoção da regra pode causar risco a segurança. Mas, os pneus também foram utilizados no começo do ano em uma nova verificação, com resultados mais promissores.

“Acho que já conseguimos algo interessante, apesar do Bahrein não representar a maioria dos circuitos, porque você tem altas temperaturas de pista e grandes demandas de tração e frenagem. Então, precisamos testar as novas estruturas em diferentes circuitos, onde você tem cargas laterais altas e provavelmente temperaturas mais baixas, para ver que estamos trabalhando em uma boa direção. Então esse é o objetivo do teste”, disse Berra.

Apesar da FIA já ter aprovado a abolição dos cobertores em pneus para chuva, que até já foram usados por Sergio Pérez e os pilotos da Haas durante o GP de Mônaco, a decisão final será tomada em julho. “Estamos trabalhando para ter uma estrutura que possa ajudar na geração de temperatura, para permitir que os compostos funcionem corretamente. Isso significa que a estrutura é menos rígida, e pode aumentar a rigidez com o aumento da pressão nos pneus”, finalizou o engenheiro.

Entre os pilotos que terão a tarefa de realizar esses testes para a Pirelli está Mick Schumacher, que volta a um cockpit de Fórmula 1 pela Mercedes desde sua dispensa da Haas, no final de 2022. 

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na CatalunhaAO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. Neste domingo, a corrida acontece a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

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