Pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3: a classificação no GP da Itália

A F1 e a Pirelli aproveitam o GP da Itália para segundo teste do novo formato de classificação. Pilotos e equipes terão pneus obrigatórios para cada uma das três fases da definição da pole

Fórmula 1 e Pirelli voltam para, no GP da Itália deste fim de semana, o segundo teste do novo formato da classificação. A primeira aparição do formato se deu na Hungria, enquanto o calendário apontava a estreia para o GP da Emília-Romanha, que acabou cancelado por conta das enchentes no norte da Itália em abril.

Desta maneira, a definição do grid de largada será diferente da tradicional. Visando poupar pneus ainda mais junto da Pirelli, a F1 decidiu que equipes e pilotos terão compostos obrigatórios para as três fases da classificação. Ou seja: no Q1, todo mundo de pneus duros; no Q2, de médios; o Q3 fica com os pneus macios, os mais velozes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Classificação diferente na Itália (Foto: McLaren)

Cada recebeu 11 jogos de pneus no fim de semana em vez dos tradicionais 13. Destes, três são duros, quatro médios e quatro macios.

Assim como na Hungria, a gama de pneus selecionada pela Pirelli para Monza é a mais macia possível: pneus C3, C4 e C5. Desta maneira, a expectativa é que não haja dificuldade para aquecer os pneus duros. Bom destacar que os C3 podem servir de duros, médios ou macios, dependendo do tipo de pista.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Amanhã, o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação define o grid de largada a partir das 11h. Já no domingo, a largada está marcada para as 10h.

🔴AO VIVO! F1 2023 treinos na Itália: DRUGO na pista, BORTOLETO campeão e Massa BARRADO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.