Ponto por volta rápida teria dado tetracampeonato a Piquet e título a Massa. Mas tiraria um de Senna

Caso a F1 tivesse utilizado a regra do ponto da volta mais rápida entre 1960 e 2018, três campeonatos teriam outros donos. Nelson Piquet seria tetracampeão, Senna seria bi e Massa teria um título

O Liberty Media conseguiu, e a F1 dará um ponto para o autor da volta mais rápida da corrida já para a temporada 2019, que se inicia no próximo fim de semana com o GP da Austrália. A mudança, aprovada pelo grupo de estrategistas e membros do conselho da categoria, tem a intenção de apimentar os finais de corrida.
 
O ponto por volta rápida está ausente da F1 desde 1959, e caso fosse utilizado nos mesmos moldes da nova introdução — ou seja, valendo apenas para pilotos que pontuam na corrida —, poderia ter dado desfechos diferentes a alguns dos campeonatos mais equilibrados da história. O GRANDE PRÊMIO levantou que, aplicada tal regra desde 1960, três campeões seriam diferentes — e em todos estes campeonatos, envolveriam pilotos brasileiros.
Nelson Piquet ficaria com título de 1986 (Foto: Honda)

O campeonato de 1986 será lembrado eternamente como um dos mais equilibrados e com um dos finais mais incríveis de todos os tempos. 

 
Nigel Mansell chegou no GP da Austrália, que fechava a temporada, como o favorito a conquistar o título, mas abandonou a prova com um pneu estourado quando estava no terceiro lugar, dando o título de bandeja para o francês Alain Prost. Com os giros rápidos, Nelson Piquet seria o campeão.
 
Piquet teria somado oito voltas rápidas válidas, o que lhe daria 75 pontos na classificação, ficando três a frente de Mansell e Prost. O vice-campeonato ficaria com o inglês companheiro de Piquet, por ter somado mais vitórias no ano. Seria o terceiro dos quatro títulos que o brasileiro teria no currículo.
Senna x Prost: o francês ficaria com a vantagem naquele turbulento campeonato (Foto: McLaren)

Apesar da perda em 1986, Prost continuaria com o status de tetracampeão mundial, já que derrotaria Ayrton Senna no campeonato de 1988. Em um ano dominado pelos pilotos da McLaren, o francês ganharia o título com 3 pontos de vantagem sobre o brasileiro, já que anotou nove voltas rápidas contra três do oponente.

A famosa corrida de Mônaco, que Senna liderava com folga até bater sozinho na entrada do túnel, teria um papel importante no resultado final da temporada. O brasileiro também fez a volta mais rápida daquela corrida, e acabou jogando 10 pontos importantes no colo de Prost, que ficou com a vitória na ocasião.

Massa seria campeão de 2008 sobre Hamilton (Foto: Bridgestone Motorsport)

O equilibrado e dramático final do campeonato de 2008 teria outro desfecho com a regra. Felipe Massa fez três giros mais rápidos ao longo da temporada, enquanto Lewis Hamilton fechou o ano com uma. Massa levaria vantagem por 1 ponto para levar o título mais apertado da história da F1.

Para Hamilton, seria o segundo campeonato consecutivo perdido de forma traumática. A pressão em cima do então jovem piloto aumentaria bastante após mais uma derrota, e surge a dúvida se ele teria as glórias de hoje caso a história fosse diferente naquele ano.

Como ficariam os campeonatos da F1 com pontos por melhor volta:

  RESULTADO FINAL   COM PONTO POR VOLTA
1986 1 A PROST 72   1 N PIQUET 75
2 N MANSELL 70   2 N MANSELL 74
3 N PIQUET 69   3 A PROST 74
               
1988 1 A SENNA 90   1 A PROST 94
2 A PROST 87   2 A SENNA 92
               
2008 1 L HAMILTON 98   1 F MASSA 100
2 F MASSA 97   2 L HAMILTON 99

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.