Equipes como Ferrari, Alfa Romeo, Haas, AlphaTauri e Williams já iniciaram o período de 21 dias de férias determinado pela F1, regime que vai ser cumprido também pelas outras escuderias do grid nas próximas semanas. Quando os trabalhos forem retomados, haverá pouco a ser feito porque ainda não há previsão de quando a categoria volte às pistas.
A F1 decidiu paralisar o desenvolvimento dos novos carros no túnel de vento (Foto: Fórmula 1)
Por isso, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já havia determinado o congelamento do chassi atual para 2021. A medida, aprovada por unanimidade pelas equipes, informa a publicação, tende a ser a primeira de uma série, já que a perspectiva é que outras peças tenham seu desenvolvimento congelado, como câmbio, suportes das rodas, peças da suspensão e os radiadores. A ideia é de que o mesmo princípio seja aplicado também para os motores.
De acordo com a revista, Ferrari e Mercedes não desejam uma restrição maior além do chassi, enquanto a Red Bull tem um posicionamento diferente e, dentre as equipes de ponta, é a mais preocupada com a questão justamente em razão dos custos.
Também como forma de segurar a alta dos custos, a F1 já definiu que o teto orçamentário está mantido para ser introduzido a partir do ano que vem, mesmo com a mudança total das regras adiada para 2022. Dessa forma, as equipes do grid vão ter um limite de gastos de US$ 175 milhões — cerca de R$ 890 milhões. A medida foi tomada principalmente para evitar uma crise maior em razão da perspectiva de queda brusca de receita.
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
|