Alonso garante ter “força e motivação” para cumprir “provável último contrato” na F1

Fernando Alonso destacou parceiros e infraestrutura da Aston Martin para continuar na Fórmula 1. Espanhol ainda indicou que estará na pista em 2026, quando novo regulamento entra em vigor na categoria

Aos 42 anos, Fernando Alonso assegurou que ainda tem lenha para queimar após renovar com a Aston Martin, em acordo plurianual. O espanhol destacou que ponderou diversos fatores para tomar a “decisão certa”, neste que pode ser seu último contrato na Fórmula 1, como o próprio piloto admitiu.

Até semana passada, quando anunciou a permanência na Aston Martin, Alonso era um ativo importante no mercado de pilotos para a próxima temporada. O bicampeão mundial estaria na lista de Toto Wolff para substituir Lewis Hamilton, que irá à Ferrari a partir do ano que vem, e também seria o preferido de Christian Horner para ocupar o lugar de Sérgio Pérez na Red Bull.

Alonso indicou que o fato de estar próximo ao fim de sua carreira pesou na renovação, bem como o projeto que a Aston Martin possui. O time de Lawrence Stroll tem investido em infraestrutura, destaque para a nova fábrica em Silverstone, inaugurada em julho do último ano, além de trazer parceiros de alto calibre, como a Honda, que será fornecedora de motores a partir de 2026.

“Nunca é fácil tomar algumas decisões, especialmente agora, pois este é meu provável último contrato. Queria ter certeza de que isso seria o certo para continuar na Fórmula 1, além de ter a força e motivação para seguir nas pistas por mais alguns anos”, disse em entrevista coletiva às vésperas do GP da China.

Fernando Alonso atende fã no paddock em Xangai (Foto: AFP)

“Agora é garantir que a equipe tenha metas ambiciosas e continuar melhorando cada vez mais nos próximos anos. Estou muito feliz com minha decisão, obviamente, estou orgulhoso de representar a Aston Martin”, prosseguiu.

Como tem sido praxe na Fórmula 1, o prazo para o novo acordo entre as partes não foi revelado, mas o bicampeão mundial deu a entender que estará no grid da categoria em 2026, quando a categoria terá um novo regulamento para carro e motor.

A expectativa é de que as novas regras possam reordenar as forças da Fórmula 1 ou equilibrar a disputa, pois a Red Bull tomou conta após 2022. Os taurinos se aproveitaram muito bem do regulamento, que trouxe de volta o conceito de efeito-solo. Em 48 corridas realizadas sob o atual regimento, a equipe de Milton Keynes venceu 41 vezes.

“Começamos a jornada no ano passado de uma maneira muito boa e continuamos trabalhando, então estou entusiasmado. Vamos ver o que podemos fazer. Os novos regulamentos em 2026 serão uma possibilidade para todos os carros se aproximarem e terem uma oportunidade”, declarou Alonso.

Fernando Alonso e Lance Stroll devem seguir companheiros de equipe (Foto: Reprodução / DunaPress)

O espanhol já viveu um clima hostil com a Honda durante 2015 e 2017, período que os japoneses forneceram motores para a McLaren — onde Alonso competia. Dessa vez, o bicampeão mundial fez questão de elogiar o futuro parceiro da Aston Martin. Deste modo, os comandados de Lawrence Stroll terão o apoio de uma fábrica e deixará de ser equipe cliente da Mercedes.

“Estaremos com a Honda, seremos o único time com unidade de potência deles. É um pouco diferente de ser cliente, como agora com a Mercedes. Acredito que vamos melhorar”, pontuou.

Por fim, Alonso destacou outro parceiro do time, a Aramco, e ressaltou novamente o grande investimento feito em infraestrutura, como o novo túnel de vento da Aston Martin, que deverá ficar pronto para utilização entre julho e setembro deste ano.

“Também acho que com a Aramco, os biocombustíveis e a sustentabilidade que virá em 2026, temos mais oportunidades. A equipe está ficando cada vez melhor, com novas instalações, chegando o novo túnel de vento, então há muitas coisas em ordem para ser um time muito grande no futuro e quero fazer parte disso”, finalizou.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.