​Com Verstappen, sem Sainz: jornal alemão revela lista de nomes da Mercedes para 2025

De acordo com o jornal Bild, Toto Wolff já definiu seus alvos para substituir Lewis Hamilton: Max Verstappen, Fernando Alonso ou Andrea Kimi Antonelli

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, já definiu a lista de alvos principais para substituir o heptacampeão Lewis Hamilton a partir de 2025. Pelo menos é o que garante o jornal alemão Bild. Hamilton vai vestir o macacão vermelho da Ferrari, por isso a equipe das Flechas de Prata corre contra o tempo para definir o companheiro de George Russell. A lista de Wolff é bem diversificada: o atual tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, o espanhol Fernando Alonso, da Ast​on ​Martin, ou Andrea Kimi Antonelli, promessa da base dos alemães, hoje estreante na F2.

A saída de Hamilton chocou o mundo do esporte a motor e ‘furou a bolha’ do esporte. O piloto britânico decidiu que era hora de um novo desafio, aceitado a proposta da Ferrari em busca do oitavo título mundial. Hamilton desembarcou na Mercedes após cinco temporadas na McLaren. Com a equipe de Brackley, conquistou os títulos mundiais em 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020, além de ajudar a Mercedes em oito conquistas de construtores, entre 2014 e 2021.

​A saída de Hamilton movimentou todo o grid, já que a equipe italiana anunciou que não renovaria o contrato do espanhol Carlos Sainz. Porém, o futuro de Sainz ainda é indefinido. E, se depender de Wolff, ao menos neste momento, não será na Mercedes.

De acordo com a publicação alemã, a primeira opção de Toto é tentar tirar Verstappen da Red Bull. O piloto neerlandês passou por uma turbulência na equipe de energéticos após sugerir a saída, caso o consultor do time, Helmut Marko, fosse demitido. Porém, nas últimas semanas a poeira baixou e Verstappen segue como franco favorito para ser tetracampeão em 2024. E tem a permanência bancada.

O substituto de Lewis Hamilton ainda é uma incógnita, até mesmo para a Mercedes (Foto: Mercedes)

Outra opção seria o bicampeão espanhol Alonso. Embora o desempenho do AMR24 não tenha sido tão bom no início desta temporada como foi o do AMR23 no ano passado, o piloto de 42 anos vem tendo desempenho acima das expectativas e já provou que ainda tem muita lenha para queimar. Porém, ao ser perguntado por um repórter se “ligaria para Toto” durante o fim de semana em Suzuka, não se mostrou muito interessado. “Bem, a Mercedes está atrás de nós, não parece um destino tão atraente”, disparou.

Por fim, o caminho definitivo também pode ser a base. O italiano Antonelli, de apenas 17 anos, que atualmente disputa a Fórmula 2, já está se preparando para a possibilidade de assumir a vaga e estar no grid a partir de 2025. Kimi precisa da superlicença e​, para ter o passe, é preciso ter um determinado número de horas de experiência guiando um carro de F1. Nos dias 16 e 17 de abril, fará testes com o  Mercedes W12 — carro do time na temporada 2021.

De acordo com o regulamento esportivo​ da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ​cada piloto precisa bater a marca de 300 km percorridos em​, no máximo​, dois dias, mas tais sessões particulares só podem ser feitas com modelos de pelo menos dois anos anteriores ao vigente.

Assim, segundo o Bild, além de Sainz, outro nome forte que sai de cogitação é o de Sebastian Vettel. O alemão, que deixou a F1 em 2022, reapareceu nas últimas semanas, em teste com a Porsche no WEC. E foi elogiado por Wolff.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.