Alonso garante aposentadoria caso perca ritmo e prevê “nova função” na Aston Martin

Fernando Alonso comentou sobre futuro da carreira após estender contrato com a Aston Martin e disse que, caso pare antes do previsto devido à idade, se vê em uma nova função dentro da equipe

De contrato renovado com a Aston Martin, o veterano Fernando Alonso assinou um vínculo que vai mantê-lo no grid até o fim da temporada 2026 da Fórmula 1, quando terá 45 anos de idade. Aos 42 no momento, o espanhol comentou sobre a perspectiva de ser o primeiro piloto de 45 anos na categoria desde Graham Hill, em 1975, e disse que se vê em uma função diferente na equipe inglesa caso a aposentadoria chegue antes disso.

“Não sei quando vou parar de pilotar”, disse Alonso. “Assinei o contrato para estar no carro, mas, se parar um pouco antes, provavelmente ficarei em uma função diferente”, admitiu o bicampeão mundial.

Alonso é o recordista histórico de corridas na Fórmula 1, com 381 GPs disputados, e se prepara para ser o primeiro a atingir a marca de 400 no GP do Catar deste ano. Apesar da longevidade, o espanhol garantiu que será honesto com a Aston Martin caso sinta que algum aspecto da pilotagem foi afetado pela idade, tanto em caso de perda de motivação como velocidade nas pistas.

“É verdade, vou ter mais de 45 anos e vou continuar correndo. Se um dia sentir que não estou mais motivado, que as corridas não estão boas ou que não sou rápido — entrar em um período da temporada em que não me sinta veloz ou aguçado sobre os aspectos da corrida ou da classificação —, tenho uma relação com a Aston Martin em que posso ser honesto”, afirmou.

De contrato renovado, Alonso completa 43 anos de idade em julho (Foto: Aston Martin)

No entanto, Fernando garantiu que não espera ver isso acontecendo em um futuro próximo e disse que se sente muito bem no momento. Para ele, o GP do Japão foi uma de suas melhores corridas na Fórmula 1, que está prestes a ter outro piloto na casa dos 40 anos: Lewis Hamilton, que vai iniciar um novo capítulo com a Ferrari depois de fazer aniversário em janeiro.

“Serei o primeiro a levantar a mão e dizer: ‘acho que perdi aqui ou ali’. E vamos encontrar soluções”, garantiu. “Mas não vejo isso acontecendo nos próximos anos. Como eu disse, o Japão foi uma de minhas melhores corridas. Estou me sentindo bem, forte, não sinto problemas”, comentou.

“Lewis [Hamilton] terá 40 anos a partir de janeiro. Então, sobre isso, não serei o único com mais de 40 anos a comentar esses assuntos. Talvez tenhamos outros pilotos”, finalizou Alonso.

Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.