Por novas regras, Mercedes teme que sucesso em 2020 traga problemas em 2022

Vencer em 2020 e 2021 significa menos tempo no túnel de vento para o carro de 2022, o do novo regulamento. Isso já deixa a Mercedes atenta a possíveis problemas no futuro próximo

A Mercedes começa a temporada 2020 da Fórmula 1 como favorita, já tendo apresentado ritmo forte nos testes de Barcelona. É uma boa notícia no curto prazo, mas nem tanto no longo. O diretor-técnico James Allison fez um alerta: com o novo regulamento da F1 determinando menos tempo de túnel de vento para as equipes com melhor performance, é possível que a equipe prateada fique em posição delicada para 2022, ano de profundas mudanças técnicas na categoria.

“Em 2021, vamos correr com carros que estão essencialmente congelados, sendo os mesmos de 2020”, começou Allison, entrevistado no podcast F1 Nation. “Nosso trabalho em 2021 vai ser a preparação de uma nova geração de carros para 2022, o que significa que a grande maioria dos investimentos de aerodinâmica de 2021 vai ser só para a temporada seguinte, em 2022. Só que as mudanças aerodinâmicas que você pode fazer para 2022 vão ser determinadas por quão bem você foi em 2020”, seguiu.

Vencer muito pode ter consequências negativas para a Mercedes (Foto: Mercedes)

Allison faz referência ao fato de que, caso a Mercedes confirme expectativas e tenha um carro vencedor para 2020, e consequentemente para 2021, serão duas temporadas consecutivas com menos tempo para corrigir problemas aerodinâmicos no túnel de vento. A F1 determinou que a equipe campeã terá 90 horas para isso, enquanto a última colocada no Mundial fica com 112 horas disponíveis. Não parece uma diferença enorme, mas é suficiente para deixar a equipe prateada preocupada.

“Nós teremos um carro [de 2022] que é essencialmente uma folha de papel em branco, que não tem nada a ver com a geração atual. Sua sorte é, de certa forma, determinada por quão forte você esteve em 2020, duas temporada antes. É um sistema que funciona atrasado. Diria que faz parte do desafio, mas talvez o tamanho dessa incerteza não seja tão óbvia em primeira análise”, refletiu.

A limitação do uso do túnel de vento é apenas uma das diversas mudanças na F1 para o futuro imediato. A outra grande novidade é o teto orçamentário, que passou anos na mesa de debate antes de ser oficializado em maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.