Por permanência de Alonso, McLaren se aproxima de divórcio com Honda e foca em acerto com Renault para 2018

Escuderia quer conseguir encerrar parceria com fornecedora de motores o mais rápido possível para firmar novo contrato para 2018. Honda, porém, não quer "desistir" da equipe e pode dificultar saída, diz revista

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A parceria entre McLaren e Honda para fornecimento de motores não é mais colocada em dúvida – seu fim já é considerado iminente. Após o GP da Bélgica expôr mais uma vez a tensão vivida nos boxes da equipe, com Fernando Alonso culpando a Honda por mais um abandono, a McLaren foca em acertar com a Renault para a temporada 2018, até para conseguir a permanência de Alonso, de acordo com a revista alemã  'Auto Motor und Sport'.

O "divórcio" parece próximo. De acordo com a revista, não é mais questão de como ele ocorrerá, mas sim de quantos problemas isso trará para ambos, já que a Honda segue desejando permanecer com a equipe na F1.

Fernando Alonso (Foto: Honda)

Para a McLaren, o interessante é que a Honda acerte fornecimento para a Toro Rosso, o que facilitaria o término do contrato. A Honda receberia da Toro Rosso financiamento o suficiente para que permanecesse na F1 sem depender da McLaren. A Honda não têm a intenção deixar a F1 e, inclusive, se comprometeu com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e com a cúpula do Mundial. 

O motivo para o fim da paciência, claro, é a falta de evolução e de confiabilidade do motor, que constantemente faz com que Alonso e Stoffel Vandoorme não rendam o esperado nas pistas. E um acerto com a Renault é considerado de fundamental importância para que Alonso se comprometa a continuar na equipe em 2018, mesmo com tudo que sofreu durante a atual temporada.

O Liberty Media é fator importante neste caso, também. Os comandantes da F1 querem a permanência da Honda na categoria.  Além disso, se a McLaren inglesa pressionar a marca nipônica a abandonar a categoria, isso poderia envolver uma enorme compensação financeira para o time de Woking. 

Já a visão da Renault sobre o caso não é otimista. A fornecedora admite conversas com a McLaren, mas vê o acordo como difícil.

"A situação é que temos um acordo de vários anos com a Red Bull e a Toro Rosso", afirmou Cyril Abitebou, diretor da Renault, em Spa-Francorchamps. "Estamos francamente abertos às discussões. Posso confirmar que houve conversas com a McLaren, mas agora há restrições no regulamento no caso para um fornecimento para mais de três equipes."
 
"Além disso, não acho que seja razoável acreditar que temos de fornecer para mais de um time sem prejudicar o nível do serviço prestado, a qualidade e tudo mais para as demais equipes. Tivemos discussões e, francamente, temos contratos", completou.

ALONSO COLHE O QUE PLANTA E FICA SEM NOVAS ALTERNATIVAS NA F1 PARA 2018

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.