Por que Bortoleto leva vantagem em duelo contra Bottas por vaga na Sauber em 2025

De acordo com o jornal suíço Blick, tanto Gabriel Bortoleto quanto Valtteri Bottas pediram um contrato de dois anos para fechar com a Sauber a partir de 2025. A saída de Guanyu Zhou, no entanto, tornou-se um fator decisivo nas negociações, já que boa parte do salário do finlandês é paga com o dinheiro dos patrocinadores do companheiro de equipe

A Sauber continua avaliando o mercado de pilotos na tentativa de entender qual é a melhor opção para ocupar a vaga que permanece disponível ao lado de Nico Hülkenberg para a temporada 2025 da Fórmula 1. Em meio a tantos nomes, Gabriel Bortoleto e Valtteri Bottas despontaram como favoritos e ainda ofereceram condições similares para fechar um acordo, embora Mattia Binotto, diretor-técnico e operacional do projeto da Audi, tenha afirmado que nada está definido.

Após atrair o alemão da Haasno fim de abril, o sonho da marca das quatro argolas era contar com Carlos Sainz para liderar o projeto. O espanhol, porém, acabou confiando mais nas palavras de James Vowles e assinou com a Williams. Restava então a segunda opção, que era Esteban Ocon, que, por sua vez, foi convencido por Ayao Komatsu a embarcar no time de propriedade de Gene Haas e formar dupla com Oliver Bearman a partir de 2025.

Desde então, muitos nomes surgiram como prováveis ocupantes do assento. Sebastian Vettel, Mick Schumacher, Liam Lawson, Théo Pourchaire e até mesmo Álex Palou, bicampeão da Indy, chegaram a ser citados. No entanto, a disputa pela vaga parece estar realmente entre Bottas, atual titular do time de Hinwil ao lado de Guanyu Zhou, e Bortoleto, que vem fazendo uma campanha impecável em seu primeiro ano de Fórmula 2. O brasileiro ocupa a vice-liderança na competição, apenas 10.5 pontos atrás de Isack Hadjar, membro do programa da Red Bull.

Mesmo aos 35 anos de idade, o finlandês já deixou claro que espera continuar na F1 por mais alguns anos e, por isso, não aceitaria uma proposta para competir por apenas mais uma temporada. De acordo com o jornal suíço Blick, Bottas deixou claro para a Sauber que quer um contrato de dois anos. A justificativa do #77 é que 2025 dificilmente será muito melhor para a equipe — atualmente última colocada no Mundial de Construtores —, então ele espera ter 2026 para realmente correr sob o nome da Audi e conquistar resultados.

Gabriel Bortoleto e Mattia Binotto foram vistos conversando em Monza (Foto: Reprodução/Twitter)

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Empresariado por Fernando Alonso, a proposta de Bortoleto foi semelhante ao do principal concorrente — dois anos de contrato. Ainda com base nas informações do Blick, o brasileiro também apontou para o momento de transição pelo qual a escuderia comandada por Binotto está atravessando e, desta forma, não quer se sentir prejudicado caso não consiga demonstrar o seu verdadeiro potencial na próxima temporada.

A diferença entre eles, por fim, dependeria dos objetivos futuros da Audi e também de quanto a marca alemã estaria disposta a desembolsar. Enquanto que, por ser um novato, Gabriel seria uma opção de baixo custo e com condições de atender as metas de médio e longo prazo, Valtteri, por sua vez, usaria da experiência de mais de 12 anos na classe rainha para exigir um salário mais alto, ao mesmo tempo em que seria uma opção idealmente de curto prazo para ajudar a marca alemã a dar os primeiros passos na categoria principal do automobilismo.

Porém, a grande questão, de acordo com o jornal suíço, é que a maior parte do salário de Bottas nos últimos três anos foi paga por Zhou, que atrai investimentos importantes vindos da China. Em junho, por exemplo, as empresas apoiadoras do chinês chegaram a oferecer uma quantia próxima de US$ 35 milhões (R$ 197,4 milhões na cotação do dia) por ano para a Haas colocá-lo ao lado de Bearman em 2025, informou o Auto Motor und Sport.

No entanto, com a chegada de Hülkenberg, o #24 está prestes a completar as últimas oito corridas da carreira na F1, deixando a Sauber desfalcada de tamanho valor monetário e dificultando a vida da equipe caso a mesma opte por segurar o finlandês para os próximos anos.

Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

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