Sauber define prioridade por Bottas e vê Bortoleto como alternativa para vaga na F1

Pensando no último ano na F1 antes de virar Audi, a Sauber definiu Valtteri Bottas como prioridade para a vaga ao lado de Nico Hülkenberg e vê Gabriel Bortoleto como alternativa

Enquanto o grid da Fórmula 1 vai se definindo para a próxima temporada, a confirmação de um companheiro de equipe para Nico Hülkenberg na Sauber segue pendente. De acordo com a versão italiana da revista Autosport, entretanto, o time suíço reduziu o número de opções a apenas dois pilotos: a primeira escolha seria Valtteri Bottas, atualmente na equipe, enquanto Gabriel Bortoleto, brasileiro da Fórmula 2, é visto como alternativa.

A intenção da Sauber é de oferecer um vínculo de apenas um ano a Bottas, o que deixaria a Audi livre para retornar ao mercado em 2026 — ano em que a marca alemã de fato estreia na F1. Valtteri, por outro lado, gostaria de um acordo ‘1+1’, com um ano garantido em 2025 e outro condicionado a dispositivos no contrato.

A segunda opção para a marca, caso as conversas com Bottas não avancem, seria Bortoleto, segundo colocado da Fórmula 2 em sua primeira temporada na categoria e campeão da Fórmula 3 em 2023. O brasileiro, porém, está vinculado ao programa de jovens da McLaren. De acordo com o veículo, isso pode causar a necessidade de uma compensação financeira.

A vaga na Sauber é a última peça do quebra-cabeça do grid da F1 2025, último ano antes da entrada do novo regulamento de motores. Ainda que a RB [Visa Cash App RB] não tenha decidido sobre a permanência de Daniel Ricciardo, os desejos da Red Bull estão reduzidos aos jovens talentos da academia taurina.

Bortoleto é visto como opção para a Sauber na F1 2025 (Foto: James Gasperotti)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (30), o treino livre 1 acontece às 8h30 (de Brasília, GMT-3). Já a segunda sessão está marcada para as 12h. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.