Por regulamento “parecido”, McLaren descarta novo salto na F1 em 2020

O regulamento da Fórmula 1 é praticamente o mesmo na passagem de 2019 para 2020. Sem muito onde melhorar, a McLaren não se sente capaz de dar um novo grande salto. O diretor Zak Brown, entretanto, não descarta uma surpresa

A McLaren subiu de patamar ao longo de 2019, superando demais equipes do pelotão intermediário e se estabelecendo como quarta força do grid. Mesmo assim, engana-se quem espera novos capítulos da rápida evolução em 2020. Nas palavras do diretor-executivo Zak Brown, o regulamento quase idêntico vai impedir uma ofensiva contra as três gigantes do grid atual.
 
"Não acho que em 2020 daremos o mesmo passo que demos em 2019", disse Brown, entrevistado pelo jornal ‘Marca’. "O regulamento é muito parecido, então não acho que o grid vai ser muito diferente de como já estava", opinou.
 
A McLaren sofreu para superar rivais do pelotão médio desde 2015, ano em que afundou através da parceira desafortunada com a Honda. Uma renovação na área técnica da equipe, aliada ao sangue jovem de Carlos Sainz Jr. e Lando Norris, fizeram o jogo mudar em Woking.
A McLaren evita se empolgar demais quando o assunto é 2020 (Foto: McLaren)

É justamente essa renovação na equipe técnica, capitaneada pelo chefe de equipe Zak Brown e o diretor-técnico James Key, que dá a Brown motivos para crer em ganho de terreno em 2020.

 
"Talvez tenhamos algumas surpresas aqui e ali. Ainda somos uma equipe jovem. O James Key não esteve envolvido no desenvolvimento do carro ano passado, mas está agora. Veremos como será. Nós nos sentimos bem a respeito do carro que fizemos para 2020. Teremos fins de semana bons e ruins, mas espero que dê para seguir avançando", encerrou.
 
A McLaren ficou em quarto no Mundial em 2019, tendo como ponto alto o pódio de Carlos Sainz Jr. no GP do Brasil. As brigas por vitória, dominadas por Mercedes, Ferrari e Red Bull, seguem ainda como um sonho distante. Isso só deve mudar em 2021, quando um novo regulamento promete chacoalhar a F1.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube