Por segurança, carros passam a assinalar início da economia de combustível com luz traseira

Diretor de provas da F1, Charlie Whiting afirma que luzes vão ajudar a evitar acidentes causados por panes secas

 

A preocupação com as possíveis panes secas causadas pelo limite de 100 kg de combustível por corrida vêm sendo expressadas ao redor da F1 desde que a medida foi anunciada. Para tentar evitar acidentes que uma possível parada no meio da pista possa provocar, a FIA decidiu instalar uma sinalização na traseira dos carros para avisar aos pilotos que estejam em disputas por posição que o adversário da frente não está em condições totais de desempenho.
 
"Se o sistema de controle do torque decidir entrar no modo de economia de combustível, as luzes acendem. Se você estiver de pé em baixo numa reta e acima de uma certa velocidade – com mais de 95% de aceleração por mais de um segundo, e você estiver a mais de 180 km/h e com uma redução de 120 kw de redução do torque – vai começar a piscar uma luz na traseira por um segundo a fim de avisar o piloto que possa estar vindo atrás", disse o diretor de prova da F1, Charlie Whiting.
Charlie Whiting anunciou um sistema de luzes que os carros passam a ter para evitar acidentes (Fot: Getty Images)
A preocupação com os acidentes causados pela economia de combustível foi expressado por alguns dos pilotos no briefing do GP da Austrália, realizado na sexta-feira (14). Segundo a 'Autosport', vários pilotos, incluindo protagonistas como Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Jenson Button, expressaram sua preocupação sobre cenários em que pilotos fossem pegos de surpresa quando o carro da frente parasse sem o menor aviso no final de uma reta. Ainda de acordo com a publicação, Whiting disse aos pilotos que entende a preocupação e acredita que a melhor forma de prevenir esse tipo de situação seja os pilotos assumirem a responsabilidade de não confundir um carro que esteja em sua perseguição. 
 
"É como qualquer outra situação. Se um piloto tiver de parar de supetão, ele tem que estar seguro de não há um piloto perto dele", teria dito Whiting.

Você pode acompanhar as informações sobre o final de semana do GP da Austrália com cobertura em tempo real do GRANDE PRÊMIO.

A cobertura completa do GP da Austrália no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 na Austrália
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.