Por segurança, FIA prepara inspeção técnica dos polêmicos ‘Bicos de Gonzo’ dos novos carros da F1

Regulamento prevê exclusão de qualquer monoposto considerado inseguro para a categoria. Preocupação da entidade, que comparará dados dos carros de 2013 com os atuais, é com a baixa resistência dos bicos afinados e cilíndricos em caso de acidente

 
Os polêmicos 'Bicos de Gonzo' adotados pela maior parte das equipes do grid da F1 para a temporada 2014 continuam causando polêmica. A FIA confirmou nesta sexta-feira (31) que está analisando os novos carros para verificar se, apesar da aparência pouco agradável, eles realmente atendem às normas de segurança da categoria.
 
De acordo com o site da revista 'Autosport', a entidade solicitou a cada equipe para que envie, por escrito, informações técnicas sobre a integridade estrutural de cada uma das pontas – algo que também inclui Ferrari e Mercedes, ainda que elas tenham optado por bicos diferentes das outras oito escuderias, com base mais larga e sem o bico cilíndrico.
Seguro? (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
As informações solicitadas pela FIA se referem à áreas de corte transversal do nariz do carro e tomadas verticais e normais em relação à linha central do monoposto em pontos a 50mm, 150mm e 300mm para trás a partir da ponta do bico. A ideia é comparar dados com os bicos dos carros construídos para a temporada 2013 da categoria.
 
A assessoria da entidade confirmou que "em ambos os casos, estamos interessados apenas no próprio nariz, não na asa dianteira ou nas hastes que sustentam o aerofólio". O temor é de que embora tenham sido aprovadas nos 'crash tests', as frentes dos carros não sejam resistentes o suficiente para fornecer a proteção máxima em caso de acidente.
 
Ainda de acordo com a 'Autosport', o artigo 2.3 do Regulamento Técnico da F1 prevê que um carro considerado inseguro pode ser vetado do campeonato. "Os comissários desportivos podem excluir um veículo cuja construção é considerada perigosa."

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