Presidente da GPDA fala de união dos pilotos contra regras da F1: “Estão muito envolvidos”
Presidente da GPDA, Alexander Wurz disse que o grupo de WhatsApp dos pilotos "explodiu" após o GP do Japão e deixou claro que nunca viu todos tão envolvidos na busca por soluções
Presidente do conselho administrativo da Associação de Pilotos de Grand Prix (GPDA), Alexander Wurz disse que os participantes do grid atual da Fórmula 1 estão em constante contato por meio do aplicativo de conversa WhatsApp na busca por soluções para os problemas do novo regulamento. O austríaco ainda afirmou que o grupo nunca esteve tão movimentado, principalmente após o GP do Japão.
Com a unidade de potência dos carros agora dividida igualitariamente entre parte elétrica e motor a combustão, os competidores precisam adotar estratégias diferentes para recuperar e utilizar energia no decorrer da corrida — o que tem causado preocupações em relação à segurança. No Circuito de Suzuka, no último domingo (29), Oliver Bearman se tornou a primeira vítima dessa abordagem um tanto incomum para a categoria ao ter de desviar de Franco Colapinto na aproximação da Curva 13.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
Ao sofrer um impacto de 50G a uma velocidade de 308 km/h, o britânico da Haas recebeu o apoio de outros pilotos. Lewis Hamilton e Carlos Sainz, por exemplo, declararam publicamente que a F1 precisa escutar mais a opinião dos pilotos, enquanto Max Verstappen tem ameaçado seriamente deixar a competição se nada realmente mudar nos próximos meses.
Como resultado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que vai aproveitar o hiato de cinco semanas sem corridas para discutir possíveis mudanças. Antes mesmo do GP da China, no início de março, James Vowles, chefe de equipe da Williams, revelou que já existiam “quatrou ou cinco propostas” sendo analisadas.
“O famoso grupo de WhatsApp dos pilotos, que criei em 2015 ou 2016, está extremamente ativo. O chat realmente explodiu. Raramente todos estiveram tão envolvidos”, começou Wurz em participação no podcast Lift and Roast.
“Os pilotos expressam suas emoções e apresentam diferentes soluções — sejam elas técnicas ou não. Além disso, discutimos como podemos convencer todos de que os pilotos precisam ser ouvidos”, concluiu.
A Fórmula 1 agora entra em hiato após a suspensão dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita e retorna de 1º a 3 de maio com o GP de Miami.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ Audi prega paciência com motor e diz que “não está na F1 para fazer milagres” contra rivais
▶️ Ferrari planeja “um pacote e meio” de atualizações em Miami: “Precisamos avançar”
▶️ Mercedes defende Antonelli de pressão em briga por título: “Longo caminho pela frente”
▶️ Aston Martin nega que GP do Japão serviu para “selar paz” com Honda
▶️ Hadjar pilota carro campeão da Red Bull na F1 em evento histórico na França
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!