Prévia: na Áustria, F1 inicia ‘julho insano’ perto de alcançar marca histórica

Spielberg vai abrir um intenso período de quatro corridas em cinco finais de semana, numa maratona que deve determinar os rumos do título do campeonato. O GP da Áustria, um dos mais velozes do calendário, traz a expectativa de ver Sebastian Vettel e Lewis Hamilton ultrapassarem a barreira dos dois mil pontos no Mundial de F1

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O GP da Áustria representa um divisor de águas no calendário da temporada 2016 do Mundial de F1. O período que será iniciado na corrida do próximo domingo (3) será o mais perfeito ‘julho insano’: uma maratona de quatro corridas em cinco finais de semanas nesta época em que o campeonato vai cruzar sua primeira metade. Além do GP da Áustria, o mês reserva, na semana que vem, o GP da Inglaterra. Depois de uma semana de pausa, nova dobradinha com os GPs da Hungria e, em seguida, o da Alemanha. E depois, férias, porque ninguém é de ferro.
 
A prova deste ano no veloz traçado em Spielberg tem tudo para trazer mais um atrativo além da perspectiva de uma prova das mais disputadas do ano, ainda mais com a possibilidade de chuva para todo o fim de semana. Pela primeira vez na história, um piloto poderá ultrapassar a marca dos dois mil pontos marcados. Sebastian Vettel é o atual líder da estatística e soma 1.992 pontos, enquanto Lewis Hamilton, segundo, tem 1.984. Em terceiro na lista, Fernando Alonso está distante de quebrar a marca histórica e acumula 'apenas' 1.796.
 
É evidente que, com a mudança de pontuação a partir de 2010, premiando o vencedor com 25 e não mais com os habituais dez pontos, tal estatística não tem mais o mesmo peso de outrora. Em 29 de junho de 2003, portanto há 13 anos e um dia, Michael Schumacher alcançava em Nürburgring, no GP da Europa, a histórica marca dos mil pontos. Mesmo com a mudança nas regras, ver um piloto da nova geração dobrar o número alcançado por Schumacher é relevante por si só.
 

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Mas claro que o GP da Áustria reserva muito mais que tal possibilidade dos dois mil pontos. O fim de semana do GP da Europa, em Baku, indicou que será campeão quem cometer menos erros. A falha de Lewis Hamilton no treino classificatório no desafiador traçado azeri foi decisiva para a vitória de Nico Rosberg, que passeou durante a corrida.

Nico Rosberg venceu as duas últimas edições do GP da Áustria (Foto: AP)
A luta pela vitória no circuito, que conta com um novo asfalto neste ano, deverá ficar restrita à Mercedes. Nico Rosberg venceu nas duas vezes que a Áustria recebeu a F1 no seu retorno ao Mundial. Em 2014, o alemão levou a melhor depois de ver Felipe Massa largar na pole. No ano passado, Nico largou melhor e não deu chances ao pole, justamente Hamilton.
 
As características do Red Bull Ring se encaixam perfeitamente à Mercedes. Spielberg, casa da Red Bull, é um traçado bastante curto, apenas 4.306 m de extensão, com poucas curvas e muitos trechos de alta velocidade. A volta é bastante curta, com o tempo da pole feito em 1min08s, média de 227,5 km/h, marcas que serão facilmente batidas neste fim de semana em razão do uso dos pneus ultramacios.

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Assim, é chover no molhado dizer que a Mercedes é favorita à vitória neste fim de semana na Áustria. Mas dá para esperar também uma luta bem intensa pelas primeiras posições envolvendo Ferrari, Williams e, um pouco mais atrás, a Red Bull.
 
O Red Bull Ring tem características que lembram um pouco Montreal, onde a Ferrari andou bem perto da Mercedes. Não ameaçou, mas andou mais próxima, de modo que é de se esperar que Sebastian Vettel e até Kimi Räikkönen estejam mais fortes neste fim de semana. E também dá para esperar a corrida mais forte da Williams em toda a temporada. O FW38 tem bom desempenho em circuitos com tais características. Só para recordar, em Sóchi tanto Felipe Massa quanto Valtteri Bottas foram bem, enquanto o finlandês alcançou um grande pódio, na base da estratégia e mérito, em Montreal, o único do ano até aqui.
 
“A Áustria é uma pista curta, mas gostosa de guiar. Tive grandes corridas lá nos dois últimos anos. No ano passado fui ao pódio, em terceiro. No ano anterior, largamos na pole e em segundo no grid. Valtteri terminou no pódio e eu fui o quarto. Isso demonstra que é um bom circuito para nosso carro e somos muito competitivos lá”, comentou o piloto brasileiro.
 
Claro que a Red Bull, dona do chassi mais equilibrado do grid, pode surpreender, mas o RB12, colocando Montreal como referência, não foi tão bem com os ultramacios como Ferrari e Williams, de modo que é de se esperar um desempenho taurino um pouco menos sólido neste fim de semana. E, evidentemente, não se deve descartar a Force India, que vem embalada por grandes resultados e pelos dois pódios de Sergio ‘Checo’ Pérez nas últimas três corridas do calendário.
 
 
Estratégia pode ser jogo de xadrez
 
Sem ainda os pneus ultramacios no ano passado, a Pirelli adotou os macios e supermacios para o fim de semana do GP da Áustria. A estratégia predominante acabou sendo a de uma parada, mas diante da maior gama de escolha de pneus e também do novo asfalto de Spielberg, a Pirelli acredita que muitos pilotos vão seguir uma estratégia de duas paradas no domingo. Tudo vai depender de como o carro vai se comportar em ritmo de corrida no que diz respeito ao consumo dos ultramacios.
 

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“A Áustria é um dos locais mais pitorescos do campeonato, que exige muito dos pneus quanto aos aspectos de aderência mecânica e de performance, portanto os ultramacios podem jogar a favor aqui. Como resultado, é possível que tenhamos uma corrida de duas paradas, apesar de que no ano passado tenha sido de uma. Contudo, este lugar é sempre imprevisível”, lembrou Paul Hembery, diretor esportivo da Pirelli.

 
“No ano passado, tivemos um safety-car logo no começo do GP, enquanto a chuva, assim como o sol, parecem ter a mesma possibilidade. O composto ultramacio deve encaixar bem ao Red Bull Ring, o que significa que vamos ver, quase que com certeza, as voltas mais rápidas dadas neste circuito no fim de semana”, salientou o engenheiro britânico.
Olho na Williams, que tem tudo para novamente fazer grande trabalho na Áustria (Foto: Getty Images)
As equipes optaram, em sua maioria, pelo uso dos pneus ultramacios. Mas times como a Ferrari e a Renault, por exemplo, vão para a Áustria com seus pilotos podendo usar até nove jogos dos pneus roxos. Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel ousaram com uma escolha que compreende também um jogo de pneus macios e três de supermacios. 
 
A Mercedes vai com uma combinação distinta entre seus pilotos. Hamilton escolheu dois jogos de pneus macios, três de supermacios e oito de ultramacios. Rosberg vai com um composto macio, quatro supermacios e oito ultramacios. Em contrapartida, a Haas vai com a escolha mais conservadora do fim de semana. Romain Grosjean vai com dois jogos de macios, cinco de supermacios e seis de ultramacios. Esteban Gutiérrez escolheu seis compostos ultramacios, quatro de supermacios e três de macios.
 
 
Previsão do tempo

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A chuva promete dar as caras durante o fim de semana na região de Spielberg, tornando o fim de semana do GP da Áustria ainda mais emocionante. Na sexta-feira e no sábado, há uma previsão de 80% de chance de chuva no circuito taurino, enquanto, para o domingo, a meteorologia aponta para 50% a possibilidade de a prova ser disputada com chão molhado.
 
A temperatura ambiente deve ser um pouco mais alta na sexta-feira e no sábado, podendo alcançar os 26ºC no dia da definição do grid de largada. Já para o domingo, a expectativa é de ligeira queda, com os termômetros marcando os 20ºC.
 
Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, acredita que o desgaste dos pneus será maior diante de condições climáticas mais instáveis. “Na última rodada da F3 Europeia, as equipes informaram que o desgaste dos pneus é maior depois de disputar sessões com o tempo instável, o que traz que uma perspectiva de uma corrida no seco, depois dos treinos com pista úmida, seja ainda mais difícil”, declarou o engenheiro.

Prognóstico do GRANDE PRÊMIO

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI
4 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES
5 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER
PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

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