Quem é Oliver Bearman, substituto de Sainz no fim de semana da F1 na Arábia Saudita

Oliver Bearman já impressionou a Fórmula 1 nos treinos livres em que participou com a Haas no ano passado. O piloto da Fórmula 2 corre na Prema e havia conquistado a pole-position para a rodada deste fim de semana da classe, em Jedá

O grid da segunda corrida da temporada 2024 da Fórmula 1, na Arábia Saudita, terá uma cara nova: Oliver Bearman, jovem britânico que teve de ser acionado às pressas pela Ferrari para substituir Carlos Sainz, que terá de passar por cirurgia após diagnóstico de apendicite. O piloto reserva é um dos mais promissores da atual safra da Fórmula 2 e já impressionou a F1 no ano passado, em treinos com a Haas.

Aos 18 anos, Bearman é membro da Academia de Pilotos da Ferrari e fez sua estreia na F2 no ano passado, dividindo os boxes da Prema com Frederik Vesti. Embora tenha ficado pelo meio do caminho na briga pelo título enquanto o companheiro de equipe foi o desafiante de Théo Pourchaire, Ollie, como é chamado, venceu quatro corridas na temporada, ficando atrás apenas de Victor Martins entre os novatos na classificação.

A performance do britânico em Baku, contudo, surpreendeu. Pela primeira vez na história, um piloto liderou todas as atividades realizadas em um único final de semana. Dos 39 pontos possíveis, Bearman só não conseguiu a volta mais rápida na corrida principal, saindo da rodada do Azerbaijão com 38 tentos.

A Ferrari, na verdade, já olha para Oliver como o futuro do time, tanto que planeja dar ao novato seis participações em TLs em 2024 com a Haas, equipe cliente dos italianos. No ano passado, Bearman foi escalado para as sessões livres das etapas do México e de Abu Dhabi, recebendo elogios do então chefe do time americano na ocasião, Guenther Steiner.

Oliver Bearman já recebeu elogios de Toto Wolff (Foto: Ferrari Driver Academy)

Para 2024, Bearman é visto como um dos candidatos ao título da F2, mas a abertura do campeonato foi desastrosa para a Prema, equipe que divide com Andrea Kimi Antonelli. O piloto teve problemas e sofreu bastante com a falta de ritmo do carro, saindo da rodada do Bahrein zerado. Na Arábia Saudita, porém, a Prema tratou de voltar rápido ao jogo, com Oliver conquistando a pole-position da corrida 2.

Com a participação no fim de semana da F1 na Arábia Saudita, Bearman se torna o 97º piloto a defender a Ferrari, além do 776º a correr na elite do automobilismo mundial. Na pista, o britânico correrá com o #38.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.