Racing Bulls inaugura operação em sede da Red Bull na F1: “Divisor de águas”
Racing Bulls planejou mudança de departamento aerodinâmico para estrutura da Red Bull, encerrando antiga operação em Bicester. Sede principal continua em Faenza
Anunciada em março de 2024, a Racing Bulls [antiga RB] concluiu a mudança de seu departamento aerodinâmico e já trabalha diretamente de Milton Keynes, dentro do Campus Tecnológico da Red Bull, como informou o CEO da equipe que terá Yuki Tsunoda e Isack Hadjar em 2025, Peter Bayer. O dirigente declarou que a mudança é um “divisor de águas” para o time na F1.
A sede principal da Racing Bulls continuará em Faenza, na Itália, como é desde os tempos de Minardi — equipe adquirida por Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull, para criar a Toro Rosso na temporada de 2006, primeiro nome da estrutura.
No entanto, o departamento aerodinâmico ficava em Bicester, cerca de 40 km de Milton Keynes. Essa operação será encerrada. Ao menos nesse setor, a instalação da Racing Bulls ficará dentro da sede da Red Bull.
“As instalações em Milton Keynes estão prontas”, disse o CEO da Racing Bulls ao site PlanetF1. “O pessoal de TI estava montando, preparando o lugar durante o recesso, pois o plano era deixar tudo pronto para fazer a mudança e iniciar operação em de 2 de janeiro. Assim, não perderíamos tempo em termos de desenvolvimento, protótipo dos modelos e componentes, túnel de vento e todas essas coisas”, completou Bayer.
“Não queremos ter perdas. Isso é um divisor de águas, pois estamos em uma instalação é o estado da arte”, concluiu.
O CEO da Racing Bulls explicou que a mudança era necessária. A operação em Bicester acontecia na primeira sede da extinta Reynard, fabricante de carros de corrida entre 1973 e 2002. A justificativa é que o espaço não estava mais adequado para a equipe. Curiosamente, outro espaço da Reynard era em Brackley, que foi adquirido pela BAR após a falência da empresa — esta é a mesma estrutura utilizada pela Mercedes nos dias de hoje.
“Bicester ainda é, mais ou menos, como era a antiga estrutura da Reynard. Colocamos novas mesas e um novo carpete, mas é isso. Não tem estacionamento, refeitório e nem um supermercado perto para pegar comida. A academia é pequena e antiga. Simplesmente, não está atualizada. Não cabemos mais lá”, explicou o dirigente da Racing Bulls.
“Caras como Jody [Egginton, diretor-técnico] e Alan [Permane, diretor de corridas] possui um escritório do tamanho de uma mesa, compartilhando um espaço um de costas para o outro. Isso não é atraente para um empregador. Isso vai mudar, vamos ter boas instalações de trabalho”, encerrou Bayer.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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