RB aumenta parceria com Red Bull e anuncia divisão aerodinâmica em Milton Keynes

Laurent Mekies, chefe da RB, disse que a base em Bicester será encerrada ao final deste ano, e o departamento aerodinâmico será alocado ao lado da Red Bull, em Milton Keynes

A RB (Visa Cash App RB) e a Red Bull vão estreitar ainda mais os laços ao final dessa temporada na Fórmula 1. Laurent Mekies, chefe da equipe sediada em Faenza, anunciou que o departamento aerodinâmico do time passará a atuar de Milton Keynes, na Inglaterra, e será adjacente à base dos atuais bicampeões mundiais de Construtores, localizada no mesmo lugar.

Mekies destaca que a sede principal do time seguirá em Faenza, na Itália, mas o departamento aerodinâmico desocupará os escritórios que utiliza em Bicester — cerca de 40 km de Milton Keynes — para uma instalação dedicada ao lado da sede da Red Bull.

A RB, que já se utiliza do túnel de vento da co-irmã desde 2022, andou por boa parte da temporada de 2023 na lanterna do Mundial de Construtores, o que contribuiu para a alta cúpula da Red Bull cogitar vender a equipe.

As mudanças, dentro e fora das pistas, ocorreram após o time estreitar ainda mais os laços com Milton Keynes, desenvolvendo atualizações baseadas no RB19 — carro que Max Verstappen dominou o campeonato do ano passado — e sair da última colocação para quase tomar da Williams o sétimo lugar na classificação final.

Yuki Tsunoda acelera VCARB 01 na Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

Essa proximidade entre as duas equipes gerou insatisfação por parte de Zak Brown. O CEO da McLaren disse que a parceria fere o conceito do Mundial de Construtores e pediu uma intervenção da Federação Internacional de Automobilismo [FIA] para que nenhuma organização tenha duas equipes no grid.

Mekies, que se defendeu das acusações de Brown ao dizer que todas as equipes do grid se inspiram no RB19, garante que a mudança se deve ao tamanho que a RB possui atualmente, mas admite que será mais próxima a colaboração e comunicação entre os times do grupo.

“Em Bicester, nós temos nosso departamento aerodinâmico, design conceitual e o escritório de design. Tudo isso em uma localização perto do túnel de vento. Mas, há 15 anos, a equipe era menor do que é hoje e essa sede fazia sentido. Nossa divisão tem o triplo do tamanho agora. Não usamos mais esse túnel de vento, pois temos outro e o local [Bicester] não é mais adequado”, disse.

“Sairemos dessa sede ao final do ano e vamos para uma nova instalação em Milton Keynes, perto da Red Bull”, completou.

Mekies garantiu que a proximidade com a equipe principal do grupo taurino não vai representar nenhuma quebra no regulamento e que a RB tem atuado sempre contando com o aval da FIA.

Mekies (esq.) garante que parceria com Red Bull não fere regulamento (Foto: Red Bull Content Pool)

“As regras são muito claras. Você não pode deslocar pessoas para burlar o regulamento [de propriedade intelectual]. Não podemos mudar alguém do time A para o B com o intuito de mover o conhecimento”, afirmou Mekies.

“Em nosso caso, não é frequente esse tipo de mudança, mas sempre que alguém se transfere, seja um técnico ou engenheiro em uma função específica, consultamos a FIA para saber se estamos no regulamento. Sempre atuamos com a permissão deles”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.