Racing Point espera carros até 7s mais lentos em 2021: “Um pouco mais rápido que um F2”

Otmar Szafnauer, chefe da Racing Point, indicou a expectativa de carros “5s, 6s ou 7s” mais lentos por volta com o regulamento de 2021. O dirigente expressa preocupação com o “risco” de investir muito para tirar performance dos bólidos

O regulamento da Fórmula 1 para 2021 ainda não foi finalizado, mas as primeiras decisões deixam a Racing Point com uma pulga atrás da orelha. Otmar Szafnauer, chefe da escuderia, afirmou que existe o risco de a próxima geração de carros ser até 7s mais lenta por volta na comparação com os modelos atuais. O dirigente sente um “risco” em formar um grid de máquinas “um pouco mais rápidas que a Fórmula 2”.
 
“O downforce vai ser muito menor”, disse Szafnauer. “A gente vai ser 5s, 6s ou 7s segundos mais lentos dependendo da pista. Vamos gastar $ 175 milhões (R$ 726 milhões), se você gastar até o limite. E isso é excluindo algumas coisas, porque você vai gastar até $ 200 milhões (R$ 829 milhões) para ter um carro de fórmula que é um pouco mais rápido que um de F2, com os carros parecendo iguais. Esse é o risco”, seguiu.
O debate a respeito dos carros de 2021 segue em frente (Foto: F1)

A questão para Szafnauer vai além de gastar milhões para ter carros mais lentos. O dirigente entende que, independente de custos, tornar a F1 mais lenta é um tiro no pé.

 
“Mesmo trabalhando nesse esporte, eu já era um fã antes e uma coisa que eu gostava muito na F1 antes de trabalhar aqui é que são os carros mais rápidos do planeta. Esse é um dos diferenciais. Uma vez que você não tenha mais isso, você perde algo”, seguiu.
 
A F1 divulgou em agosto imagens iniciais dos carros de 2021. O que se sabe é que a aerodinâmica se tornará mais simples, com o objetivo de facilitar ultrapassagens. Os pneus também mudam, passando a ser de 18”. Outros detalhes seguem na mesa de negociações naquilo que começa a se transformar em uma corrida contra o tempo.
 

GRANDE PRÊMIO acompanha tudo sobre o GP de Singapura de Fórmula 1 AO VIVO e em TEMPO REALSiga tudo aqui.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube