Racing Point traz Hülkenberg de volta à Fórmula 1 para substituir Pérez na Inglaterra

Nico Hülkenberg foi o escolhido da Racing Point para substituir Sergio Pérez, que testou positivo para o novo coronavírus, no GP da Inglaterra

A Racing Point demorou algumas horas, passou a noite discutindo o assunto e, na manhã desta sexta-feira (31), anunciou Nico Hülkenberg como substituto de Sergio Pérez no GP da Inglaterra do fim de semana. A confirmação veio depois que o alemão fez o teste para Covid-19. Com o resultado negativo, o piloto de 32 anos assegurou seu regresso à Fórmula 1. Minutos depois, Nico já estava com o macacão e pronto para acelerar no primeiro treino livre em Silverstone.

Pérez foi afastado das atividades na quinta-feira. Pela manhã, o resultado do teste do novo coronavírus deu inconclusivo para o mexicano, que foi afastado da entrevista coletiva da FIA. Horas depois, num segundo teste, o resultado foi positivo. Com isso, Pérez foi colocado em isolamento.

Nico Hülkenberg já apareceu de uniforme da Racing Point no paddock (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda não está claro quanto tempo o mexicano ficará fora, mas uma diretriz do governo do Reino Unido aponta obrigatoriedade de quarentena de ao menos dez dias para quem está com o coronavírus. Caso essa regra seja aplicada, Pérez também vai perder o GP do Aniversário de 70 anos na semana que vem, também disputado em Silverstone.

Hülkenberg está fora da F1 desde que deixou a Renault, substituído por Esteban Ocon, no fim do ano passado. E é um velho conhecido da Racing Point, porque defendeu as cores do que então era a Force India por duas passagens. Na primeira, em 2011 e 2012, passou o primeiro ano como reserva e marcou 63 tentos no ano em que esteve na pista – mais que o companheiro Paul di Resta; na segunda passagem, ao lado do próprio Pérez, ficou entre 2014-16 e marcou 226 pontos.

Após deixar a equipe rumo à Renault, em 2017, fez piada com a pintura rosa que a equipe passou a colocar na pista em virtude do forte patrocínio da BWT, companhia austríaca de tratamento de água.

Além de Hülkenberg, chegaram a ser cogitados Esteban Gutiérrez e Stoffel Vandoorne, reservas da Mercedes.

A volta de Hülkenberg, que começou como um mero rumor distante da realidade, ganhou força com o passar das horas. Na imprensa alemã, através da RTL, a informação era de que Nico já estava até mesmo se deslocando para Silverstone. Caso tivesse resultado negativo no teste de coronavírus, ficaria liberado para assumir o RP20.

Os sinais ficaram ainda mais fortes com a aparição de mecânicos da Racing Point carregando material para moldagem de assento. Era como a fumaça branca saindo da chaminé do Vaticano: alguém fora escolhido. E este alguém era Hülkenberg.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Inglaterra, quarta etapa da temporada 2020 da Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.