Ralf Schumacher vê Doohan em risco na Alpine: “Comete muitos erros e não é rápido”
Ralf Schumacher acredita que Jack Doohan está sobrecarregado com a pressão dentro da Alpine e coloca em dúvida sua presença no GP do Bahrein. Franco Colapinto é o reserva da equipe e poderia assumir o cockpit
Ralf Schumacher levantou dúvidas sobre o futuro de Jack Doohan na Alpine após o forte acidente sofrido pelo australiano no segundo treino livre do GP do Japão, na última sexta-feira (3). Para o ex-piloto de Fórmula 1 e hoje comeentarista, o erro cometido em Suzuka é mais um sinal de que o jovem pode estar aquém do esperado pela equipe francesa e coloca a sua presença no grid já no GP do Bahrein em xeque.
Doohan perdeu o controle do A525 na curva 1 a mais de 300 km/h e bateu forte logo nos minutos iniciais do treino livre 2. A equipe confirmou depois que o piloto não fechou a asa móvel (DRS) antes da curva, o que resultou na pancada — obrigou os mecânicos a reconstruírem completamente o carro, com exceção da unidade de potência.
“Ele é guiado pela própria equipe, mas também pela pilotagem. Comete muitos erros e não é rápido o suficiente”, disse Ralf à emissora alemã Sky Sports. “Eles vão sentar para conversar com ele. Estou curioso para ver o que vai acontecer. Ele não está garantido na próxima corrida”, afirmou.
Para o alemão, o desempenho de Ryo Hirakawa no TL1 colocou ainda mais pressão. O japonês, que inclusive foi anunciado como piloto reserva da Haas para a sequência de 2025, terminou a sessão à frente de Pierre Gasly, algo que Doohan vem tendo dificuldade de conseguir neste início de temporada. A presença de Franco Colapinto na equipe como um dos reservas já vinha sendo uma sombra sobre o #7 e pode aumentar ainda mais após o acidente.

“Mais uma coisa aconteceu no Japão: Ryo Hirakawa, que participou do primeiro treino, ficou no nível de Gasly. Depois, Doohan entrou no carro e cometeu esse erro fatal. Isso vai ser analisado internamente pela equipe. No momento, ele está sobrecarregado com a situação”, avaliou.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

