RB admite “decepção” com único ponto apesar de bom desempenho em Ímola

Laurent Mekies, chefe da RB, indicou que a largada ruim de Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo condicionou resultado da equipe no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1

Chefe da RB, Laurent Mekies admitiu que esperava sair do GP da Emília-Romanha, disputado neste domingo (19) e vencido por Max Verstappen, com mais do que o ponto referente ao décimo lugar de Yuki Tsunoda. Apesar de destacar o desempenho da equipe em Ímola, o dirigente revelou que o resultado na sétima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 é “um pouco decepcionante”.

Durante todo o final de semana na Itália, a RB despontou como a grande surpresa ao estar entre os dez primeiros tempos das sessões constantemente, principalmente com Tsunoda, que ocupou o terceiro lugar no TL2 da sexta-feira (17). Na classificação, a equipe novamente foi bem: o japonês conquistou o sétimo posto, duas posições à frente de Daniel Ricciardo.

Com os dois carros saindo entre os dez primeiros, Mekies admitiu que esperava mais na corrida, no entanto, apontou que a má largada de ambos pilotos condicionou o resultado — Tsunoda completou a primeira volta em nono, enquanto Ricciardo passou em 11º.

“Mais uma vez, estivemos à frente do pelotão intermediário, apesar de que o resultado nos deixou um pouco decepcionados. Uma largada melhor de Yuki e Daniel, provavelmente, teria criado um cenário melhor para nós. Porém, analisando todo o final de semana, tivemos muitos pontos positivos”, afirmou.

Yuki Tsunoda foi o décimo colocado no GP da Emília-Romanha (Foto: Red Bull Content Pool)

Entre os destaques da RB, Mekies apontou que a equipe está na direção certa. “O desempenho na classificação provou que as evoluções que implementamos em Miami nos dão condições de brigar pelo sexto lugar no Mundial de Construtores”, disse. Atualmente, o time ocupa a sexta posição na tabela, com 20 pontos — 13 a mais que a Haas, 24 a menos que a Aston Martin.

O chefe da RB fez questão de agradecer todo o esforço que o time tem realizado na temporada 2024 da Fórmula 1. Ressaltou, inclusive, que muitos colaboradores da equipes estiveram em massa no autódromo Enzo e Dino Ferrari, que fica próximo da sede da equipe.

“Apenas 15 km separam nossa fábrica em Faenza do circuito de Ímola, que sempre é um evento especial para nós. Nossa primeira corrida em casa com o novo nome. Foi ótimo ver muitos funcionários aqui na pista, criando uma espécie de exército azul, especialmente na arquibancada da RB e levando o maior número de pessoas possíveis ao paddock com nossos ingressos VIPs. Essa foi uma forma de agradecer a todos em Faenza e Bicester, além da Honda, pelo trabalho duro que tem nos trazido resultados”, comentou.

A Fórmula 1 vai completar o primeiro terço de campeonato no próximo domingo (26), quando será realizado o GP de Mônaco, a oitava etapa da temporada. O chefe da RB destacou, sobretudo, o retrospecto de Ricciardo nas ruas do Principado, onde venceu em 2018.

Laurent Mekies, ao menos, vê pontos positivos no desempenho em Ímola (Foto: RB)

“Vamos adiante para o desafio único que é Mônaco. Daniel tem quatro pódios, com uma vitória lá, e Yuki está em grande forma. Queremos seguir para mais um desempenho forte de toda equipe”, finalizou.

Fórmula 1 volta de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.