RB vê “corrida ditada por Hülkenberg” após batida e punição no início do GP da Itália

Daniel Ricciardo foi punido por fechar Nico Hülkenberg, que, pouco depois, bateu em Yuki Tsunoda e forçou o japonês a abandonar o GP da Itália

A RB deixou Monza sem pontos após um GP da Itália conturbado para a equipe irmã da Red Bull. Daniel Ricciardo, que sofreu duas punições de tempo, cruzou a linha de chegada apenas em 13º, enquanto Yuki Tsunoda abandonou ainda cedo e não completou a prova. Curiosamente, ambas as adversidades sofridas pelos pilotos envolveu Nico Hülkenberg, que acabou “ditando a corrida” da escuderia, segundo Laurent Mekies, chefe do time. 

Na primeira volta, Ricciardo acabou fechando o piloto da Haas na Ascari e foi punido com 5s pelo incidente. Pouco depois, Hülkenberg tentou mergulhar por dentro de Tsunoda e acabou se chocando com o japonês, que teve de recolher o carro danificado. 

Mekies destacou que esses episódios acabaram definindo o fim de semana da RB, que levou para a Itália um pacote de atualizações no carro de Tsunoda. No entanto, com o abandono precoce, a equipe não conseguiu tirar proveito das peças novas. 

“Podemos dizer que a corrida foi ditada por Hülkenberg, com Daniel recebendo uma punição de 5s por forçá-lo a sair da pista, antes de Nico bater em Yuki, o que nos levou a recolher o carro. O mais frustrante do abandono de Yuki é que perdemos 40 voltas que teriam aumentado a compreensão que temos das atualizações que apresentamos aqui”, disse Mekies. 

Daniel Ricciardo ficou apenas em 13º em Monza (Foto: AFP)

“Depois, Daniel recebeu mais 10s porque não cumprimos a primeira punição corretamente. Teremos de rever os procedimentos neste cenário e aprender com o erro de hoje. Essas coisas acontecem, mas o trabalho da equipe tem sido excepcional nesta temporada”, continuou.

No entanto, mesmo sem as punições aplicadas, Mekies imagina que seria difícil ter conseguido um top-10 com Ricciardo na Itália. O chefe da RB destacou que ainda falta um “avanço no desempenho” do carro para o time voltar a brigar por pontos. 

“Não podemos negar que, mesmo sem as punições, teria sido difícil para Daniel terminar nos pontos. Precisamos de um avanço no desempenho para voltar à frente do pelotão intermediário e o foco está na análise dos dados coletados aqui antes de irmos para Baku”, destacou.

“Agora ficaremos em Monza para um teste de pneus da Pirelli na quarta-feira (4) e depois teremos alguns dias para ver quais lições podemos aprender deste fim de semana, especialmente em termos da atualização. Na verdade, era para vir na próxima rodada no Azerbaijão, mas um grande empurrão na fábrica nos permitiu trazer um conjunto de peças já em Monza”, concluiu. 

A Fórmula 1 agora só volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.

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