Red Bull admite que perdeu chance de pódio na China em 1º stint: “Poderia pressionar mais”
Christian Horner, chefe da Red Bull, não esperava uma corrida com apenas uma parada na China e disse que, caso tivesse sido menos conservador no primeiro stint, Max Verstappen poderia ter sonhado com pódio
A Red Bull foi surpreendida no GP da China pela eficácia da estratégia de uma parada apenas na corrida principal. Após observar um alto desgaste dos compostos na sprint, Christian Horner e equipe decidiram ser mais conservadores na prova do domingo (23) e pouparam os pneus no final do primeiro stint. No entanto, o resultado disso foi o distanciamento de Max Verstappen da disputa pelo pódio.
Ao final da corrida, o atual tetracampeão mundial estava na quarta colocação e mais de 5s atrás de George Russell, o terceiro. No entanto, olhando em retrospectiva, Horner acredita que era possível brigar com o britânico da Mercedes por uma posição no pódio caso a estratégia tivesse sido mais agressiva.
Como tinha observado que os pneus desgastaram bastante durante a sprint, em especial o dianteiro esquerdo, Horner acreditou que a melhor abordagem para a corrida principal seria poupar os compostos antes de fazer o pit-stop na 13ª volta.
“Entramos na corrida muito preocupados com o pneu dianteiro esquerdo. Acho que, como todo mundo, esperávamos que fosse uma corrida de duas paradas. Tivemos muita discussão depois da experiência da sprint, onde o desgaste foi bem alto. Fomos muito competitivos no começo, mas depois tivemos um desgaste considerável, então decidimos conservar o pneu para a parte final do primeiro stint”, explicou o chefe da Red Bull.

“Olhando em retrospectiva, provavelmente poderíamos ter pressionado mais no primeiro stint. Acho que isso teria dado a chance de disputar com George no final da corrida. Há muito o que aprender e entender. Sabemos que precisamos colocar desempenho no carro, é a segunda corrida consecutiva em que a parte final foi melhor para nós. Temos muita informação, muitos dados e feedback do piloto”, continuou Horner.
Como foi pontuado anteriormente, a reta final da corrida foi positiva para Verstappen, que apresentou um ritmo mais competitivo no segundo stint. O próprio piloto também destacou isso e ironizou ao falar que poderia sonhar mais alto se a prova tivesse 6 horas de duração.
“O segundo stint foi muito competitivo. Por que foi competitivo? O que gerou essa competitividade? Não é tanto um problema de equilíbrio, é mais sobre extrair mais do pneu. Saímos das duas primeiras corridas oito pontos atrás no Mundial de Pilotos. Sabemos que temos desempenho para encontrar, toda a equipe está trabalhando muito e focada nisso. Acho que tiramos muita informação desse fim de semana e agora, com o intervalo de duas semanas até o Japão, precisamos garantir que voltaremos com tudo”, encerrou Horner.
Mesmo sem vitórias em 2025, a Red Bull soma 36 pontos na temporada e está em terceiro no Mundial de Construtores, atrás de Mercedes e McLaren, que lideram. Por outro lado, todos esses tentos foram somados apenas por Verstappen, já que Liam Lawson segue zerado no campeonato.

Já entre os pilotos, Verstappen está em segundo, com 36 pontos, um a mais que Russell. Lando Norris segue sendo o líder, com 44 tentos somados.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 4 e 6 de abril em Suzuka, palco do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

