Red Bull aposta em largada de Verstappen para bater Hamilton no Catar: “Ele vai atacar”

Christian Horner entende que a largada e os primeiros metros serão cruciais no desenrolar do GP do Catar. E avisou que Max Verstappen vai partir para cima se notar uma chance de passar o rival Lewis Hamilton

F1 NO CATAR, CLASSIFICAÇÃO: HAMILTON POLE, VERSTAPPEN 2° | Briefing

O sábado (20) de classificação do GP do Catar de Fórmula 1 foi desfavorável como um todo para a Red Bull. A equipe taurina ficou sem Sergio Pérez, eliminado no Q2, e viu Max Verstappen ser batido com facilidade por Lewis Hamilton, pole-position nesta noite em Losail. Christian Horner entende que há uma chance de virar o jogo, e ela passa fundamentalmente por uma boa largada no domingo.

A esperança de Horner é que Verstappen, que vai dividir a primeira fila do grid com Hamilton, possa tracionar melhor e encontrar um bom ritmo no começo da prova para tentar superar o adversário.

Na visão de Toto Wolff sobre o mesmo aspecto, ter as posições 1 e 3, para Hamilton e Valtteri Bottas, respectivamente, coloca a Mercedes em vantagem contra a Red Bull. “Nossos pilotos estão felizes com isso. Eles estão na linha limpa, e não há eventos suporte por aqui. É por isso que devemos andar bem. No entanto, se Max fizer uma boa largada e assumir a liderança depois da primeira curva, claro que vai ser um pouco mais difícil”.

WEB STORIES
+Como ficou o grid de largada do GP do Catar de Fórmula 1

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; GP DO CATAR; F1; FÓRMULA 1;
Max Verstappen vai largar ao lado de Lewis Hamilton no Catar (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Depois da derrota deste sábado, tudo o que o chefe da Red Bull quer é tentar dar a volta por cima e sair com o que seria uma vitória extremamente importante no Catar.

“Lewis fez uma volta excelente no final [da classificação]. Particularmente na última volta. Foi muito, muito rápido, mas temos Max na primeira fila. É uma pena perder ‘Checo’, foi decepcionante não tê-lo no Q3, mas, ao largar na primeira fila, à frente de Valtteri, Max tem a oportunidade na entrada da curva um”, disse o britânico.

Indagado pela reportagem da emissora britânica Sky Sports sobre uma declaração de Toto Wolff de que a Red Bull encontrou alguma coisa porque era mais veloz nas retas, Horner ironizou. “Ele falou?”, questionou dando risadas. Acho que a velocidade de reta deles diminuiu um pouco. Parece semelhante à nossa agora, o que é bom de ver”.

“Lewis construiu todo o tempo dele nas curvas 6 e 7, particularmente na última curva. Um setor incrível nas curvas finais naquelas curvas mais lentas. Do que vimos com a velocidade de reta, foi simplesmente uma volta rápida muito boa de Lewis”, seguiu.

Horner fez coro ao discurso dos pilotos sobre as dificuldades em ultrapassar no circuito de Losail e como tudo isso pode influenciar nos rumos da corrida.

“O problema com a corrida é que não dá para seguir alguém muito de perto. Será sobre quem dobrar a primeira curva na frente e, depois, quem conseguir acompanhar na velocidade dessas curvas. Será difícil seguir de perto o bastante para ultrapassar. Será uma questão de estratégia, desgaste de pneus e pit-stops. O principal é a largada e a disputa da curva 1”, reforçou.

“É decepcionante ficar em segundo. Poderíamos facilmente ficar em terceiro, Max tirou tudo do carro. Os primeiros 500 m da corrida serão muito importantes. Max é Max, ele vai tentar. É uma coisa que eu posso garantir. Se ele perceber um espaço, vai atacar”, falou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, quando perguntado sobre o ritmo de corrida da Red Bull no Catar, Horner não se mostrou muito animado. “As simulações de corrida do fim de semana não foram tão ótimas, nem mesmo as da Mercedes ontem. O que dá para ver aqui é a maior energia que já vimos nestes pneus da Pirelli. Será um fator importante no desgaste”, finalizou.

O GP do Catar de Fórmula 1 tem largada prevista para 11h (de Brasília, GMT-3) deste domingo, sempre com transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Max Verstappen apresentou problemas na asa móvel do carro no Catar (Vídeo: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.