Red Bull vê carros “muito semelhantes”, mas avalia: “Ferrari tem um diferencial”

A ousadia da Ferrari em mexer em praticamente todo o carro comparado ao do ano passado chamou a atenção de Christian Horner, ainda que todas as equipes estejam muito semelhantes

Se a McLaren tomou a dianteira da Fórmula 1 em 2024, é a Ferrari quem alerta Christian Horner para uma possível surpresa na temporada 2025, que começou oficialmente esta semana, com os testes coletivos no Bahrein. O chefe da Red Bull argumentou que a estabilidade do regulamento levou as equipes a um estado “muito semelhante”, porém afirmou que a rival italiana se destaca pela abordagem diferente no projeto da SF-25 para este ano.

As mexidas da Ferrari, na verdade, foram em função de dois fatores: a busca por melhora em tempo de classificação e a chegada de Lewis Hamilton. A principal novidade é o conjunto dianteiro, com o sistema de suspensão pull-rod, que traz o braço da suspensão inclinado para baixo, conectando a roda a um ponto inferior no chassi. O objetivo é melhorar a estabilidade do carro em ondulações.

O RB21, por sua vez, é uma evolução mais sutil do modelo do ano passado, conforme Horner detalhou aos jornalistas presentes em Sakhir, que recebe a pré-temporada da F1. No geral, contudo, o dirigente britânico aponta muitas similaridades entre os projetos das demais rivais.

“É evidente que os carros convergiram e parecem muito, muito semelhantes”, começou Horner. “Acho que, provavelmente, a Ferrari se destaca por ser um diferencial”, salientou.

Lewis Hamilton ao volante da SF-25 (Foto: AFP)

“Mas é inevitável que ganhos marginais estejam lá. Cada superfície do nosso carro é diferente do ano passado, parece semelhante porque é uma filosofia semelhante. E nota-se que outros carros convergiram com isso”, completou o taurino, pontuando que a Red Bull sabe o que precisa ser otimizado e que o RB20 foi um bom ponto de partida para o desenvolvimento.

“Acho que precisamos melhorar algumas características do carro do ano passado. A equipe trabalhou muito duro nisso durante a pré-temporada. Mas não podemos esquecer que vencemos nove GPs e quatro sprints com aquele carro, portanto tínhamos uma base razoável para desenvolver”, ressaltou.

“Mas a competição é muito acirrada e, claro, sendo o último ano deste conjunto de regras, dá para ver a convergência. Os carros parecem incrivelmente semelhantes atualmente, e acho que será muito competitivo durante toda a temporada, desde a primeira corrida até o final”, completou Horner.

Por fim, o chefe da Red Bull afirmou que não será feita nenhuma grande atualização entre os testes de pré-temporada e a primeira corrida do ano, o GP da Austrália, em 16 de março.

“Tivemos um bom inverno. Este carro, embora não pareça muito diferente do carro do ano passado, é levemente diferente em muitas áreas, e, particularmente, naquelas que não se consegue ver. É basicamente o carro que vai começar a temporada. Pode haver mudanças sutis, mas fundamentalmente é o que levaremos para Melbourne“, encerrou.

No dia 1 dos testes coletivos, Max Verstappen terminou na terceira colocação na classificação geral. Já Liam Lawson teve problemas na unidade de potência na sessão da manhã no segundo dia que comprometeu parte do programa de testes.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.