Red Bull diz que comentário sobre AMR23 “foi brincadeira” e nega pedido de investigação

Consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko voltou atrás após dizer que o pódio do Bahrein "tinha três Red Bull" e negou intenção de pedir investigação sobre o AMR23

O pódio da Aston Martin na abertura da temporada 2023 da Fórmula 1, no Bahrein, não surpreendeu aqueles que acompanharam a pré-temporada da categoria, na qual a equipe britânica demonstrou uma evolução clara em relação ao ano passado. Após a corrida, o consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko, chegou a comparar os dois carros, afirmando que “três Red Bull estavam no pódio”. No entanto, o austríaco já voltou atrás.

De acordo com o próprio Marko, o comentário foi fruto de uma brincadeira com o monoposto rival, indiscutivelmente o mais parecido com o da Red Bull no grid. No entanto, o austríaco disse que um possível pedido de investigação sobre a propriedade intelectual do carro não deveria ser considerado como uma acusação.

“Não, de forma alguma”, explicou Marko ao portal Motorsport-Total. “E isso [pedido de investigação] não deveria ser uma considerado uma acusação também. São apenas comentários de brincadeira. Se você olhar para o grid, a Aston Martin é o carro que possui mais características similares ao da Red Bull”, completou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carro da Aston Martin chama atenção pela semelhança com o RB19 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os comentários de Marko foram feitos após a vitória de Max Verstappen em Sakhir, ao responder sobre a influência que o aerodinamicista Dan Fallows pode ter tido na concepção do AMR23.

Helmut brincou com a memória do ex-empregado e lembrou que o britânico não foi o único a deixar Milton Keynes, local da fábrica da Red Bull, para se juntar aos ingleses — que ainda usam o túnel de vento da Mercedes em Brackley, enquanto a fábrica da equipe em Silverstone tem previsão de conclusão apenas para o ano que vem.

“Não apenas ele [Fallows] se mudou, mas também vários outros empregados”, afirmou Marko à Sky Sports. “Obviamente, eles têm uma boa memória. Tivemos três Red Bull no pódio, e apenas a terceira tinha um motor diferente”, destacou na ocasião.

A próxima parada da Fórmula 1 acontece daqui a menos de duas semanas, com a disputa do GP da Arábia Saudita, programado para ser realizado entre os dias 17 19 de março. Segunda etapa da temporada, a corrida será disputada novamente em Jedá.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.