Red Bull contém debandada e renova contrato com engenheiro-chefe a longo prazo na F1

De acordo com a revista inglesa Autosport, a Red Bull assegurou a permanência do engenheiro-chefe, Paul Monaghan, que está no time austríaco desde 2005

A Red Bull deu um freio no êxodo que se desenhou após o anúncio da saída de Adrian Newey e renovou contrato com o engenheiro-chefe de longa data, Paul Monaghan, um dos que ainda estavam disponíveis no mercado. O novo acordo, como tem sido de praxe, é multianual.

A informação é do site da revista inglesa Autosport desta sexta-feira (24) e foi divulgada logo após o término do TL2 do GP de Mônaco da Fórmula 1. Monaghan, que está com o time de Milton Keynes desde 2005 — o primeiro ano da marca dos energéticos na categoria —, estudava propostas antes de optar por assegurar mais um período na atual casa, revelou a mesma publicação semanas atrás.

Outro contrato que ainda precisa ser definido na Red Bull é o do diretor-esportivo Jonathan Wheatley. No início de maio, o jornal inglês The Times deu que o britânico de 56 anos era o próximo da fila a deixar o barco austríaco, já que, segundo fontes próximas, tem como principal alvo se tornar chefe de equipe na F1. A publicação, inclusive, informou que havia negociações com outras esquadras do grid.

A expectativa, no entanto, é que Wheatley de fato permaneça com a Red Bull. O chefe de aerodinâmica, Enrico Balbo, e o chefe de engenharia de desempenho, Ben Waterhouse, também já asseguraram o ‘fico’, assim como Pierre Waché, diretor-técnico que é tido como segundo homem forte do grupo técnico da atual equipe taurina.

Paul Monaghan está na Red Bull desde 2005 (Foto: Red Bull Content Pool)

O engenheiro francês ainda falou sobre o foco da Red Bull em buscar uma equipe coesa para manter o alto nível de performance visto no campeonato. “Foi um esforço da equipe para entregar este carro, e não de uma pessoa.”

“Estamos preparados para trabalhar em equipe para entregar um carro [competitivo], mesmo que alguém saia. É uma pena, ainda mais se tratando de pessoas como Adrian, que são importantes, mas estávamos preparados para isso, sem dúvida. Acho que é algo que temos de provar este ano e no próximo”, concluiu Waché.

Newey permanecerá em Milton Keynes até a conclusão do projeto do hipercarro RB17. Após esse período, o maior indício é de um acordo com a Ferrari, que já terá Lewis Hamilton para a temporada 2025 da F1. A Mercedes chegou a sondar o projetista, mas o desejo de Newey de ser mais um consultor daqui para frente afastou Toto Wolff.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), o TL3 abre as atividades às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.