Red Bull crê em “filosofia RB19” nos carros rivais na temporada 2024 da F1

Christian Horner acredita que equipes como Mercedes e Ferrari podem, sim, adotar ideias colocadas no RB19 para se aproximarem no Mundial de Construtores deste ano

A Red Bull dominou a temporada 2023 da Fórmula 1 com 21 vitórias em 22 corridas e colocou o RB19 no panteão das grandes máquinas já desenvolvidas na categoria. Foram impressionantes 454 pontos de vantagens dos taurinos para a vice-campeã de construtores, a Mercedes.

Neste cenário, a equipe liderada por Christian Horner e Max Verstappen acredita que outras equipes do grid vão, sim, copiar a filosofia deste carro vencedor. Por outro lado, a Red Bull fala em “evolução ao invés de revolução”, com o modelo RB20 para 2024.

Com o título encaminhado, a equipe interrompeu com antecedência o desenvolvimento do RB19 em agosto para consolidar o bólido deste ano, porém, Horner afirma que o RB20 não verá mudanças substanciais, afinal, o objetivo principal é um só: manter-se no topo.

“Todas as áreas do carro foram revisitadas e não podemos nos dar ao luxo de ter qualquer complacência. Portanto, é uma evolução. Não estamos reinventando a roda, e esse tem sido o caminho da engenharia nos últimos 12 meses”, analisou.

Red Bull não deu chances à concorrência na temporada de 2023 e venceu 21 das 22 corridas (Foto: Red Bull Content Pool)

Se ampliarmos para a temporada 2022, em que a Red Bull também foi campeã com sobras de construtores graças as dez vitórias nas últimas 11 provas, o RB18 já tinha permitido à equipe aumentar ainda mais sua vantagem sobre os adversários graças a remoção do peso excessivo do carro.

O time de Milton Keynes esperava que Mercedes e Ferrari se aproximassem desde o início, mas erros de construção de filosofias permitiu o domínio amplo e absoluto. Mesmo assim, Christian não veste a camisa do favoritismo com a possibilidade dos adversários replicarem o RB19 para esta temporada.

“Sempre há uma redefinição conforme você avança no ano seguinte, e estou convencido de que veremos carros parecidos com a filosofia RB19. Se ficar parado neste negócio, você tende a retroceder. E acho que subimos essa curva mais rápido do que outros”, completou Horner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.