Red Bull defende e diz que Verstappen “deixou claro o que pensa” sobre punição da FIA
Para a equipe taurina, a FIA poderia ter interpretado de forma diferente a declaração da Max Verstappen ao invés de puni-lo e causar mais uma polêmica na Fórmula 1
A Red Bull saiu em defesa de Max Verstappen e afirmou que o tricampeão mundial da Fórmula 1 deixou claro o que pensa sobre a punição recebida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) após o GP do Azerbaijão. Verstappen terá de cumprir serviço comunitário por dizer que o carro da equipe austríaca “estava fodido” em Baku e, ao saber da punição, protestou contra a entidade e passou a responder de forma monossilábica nas coletivas de imprensa. Depois, ainda reuniu os jornalistas em uma entrevista fora do espaço organizado pela federação.
“Acho que Max deixou claro o que pensa sobre isso”, começou o chefe dos taurinos, Christian Horner. “É claro que todos os pilotos são formadores de opinião, mas a linguagem usada na vida cotidiana poderia ter sido interpretada de forma um pouco diferente. Isso teria evitado qualquer constrangimento”, defendeu o britânico.
O neerlandês deixou muito claro seu descontentamento com a entidade que rege o esporte e, além disso, reforçou que essas regras “bobas” podem o fazer desistir da F1 um pouco mais cedo do que o esperado.
A FIA está fazendo um esforço para os pilotos reduzirem o uso de palavrões durante os fins de semana de corrida de F1, mas a medida não está agradando a todos no paddock. Verstappen foi um dos mais vocais sobre o caso e criticou Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade. O tricampeão, no entanto, acabou sendo punido por causa do linguajar utilizado.
Perguntado se a Red Bull havia dado alguma orientação a Verstappen para evitar palavrões no rádio durante as corridas, Horner negou e afirmou que é preciso bom senso.
“Há uma diferença entre uma coletiva de imprensa e a comunicação no carro. Mas para um piloto cujo inglês não é sua língua nativa, é diferente. As reações precisam ser relativas”, completou Horner.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris brilha e faz o que tem de fazer, mas é preciso mexer com Verstappen na F1