Red Bull descarta preocupação com ritmo após TL2 na Itália: “Melhores do que parecemos”
Segundo o consultor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko, o ritmo real da equipe austríaca no GP da Itália é melhor do que o representado pela tabela de tempos do TL2
A tabela de tempos do TL2 do GP da Itália, realizado nesta sexta-feira (30), não indica uma projeção muito animadora para a Red Bull, que teve Max Verstappen em 14º e Sergio Pérez uma posição atrás. No entanto, o consultor-esportivo dos taurinos, Helmut Marko, explicou que o ritmo do carro é bem diferente do que o resultado indica e deixou a segunda atividade da etapa italiana com a sensação de que o nível é “muito melhor” do que na última corrida, nos Países Baixos.
“Estamos melhores do que parecemos”, disse Marko. “Na simulação de classificação, Max [Verstappen] balançou na Parabolica. Ali, ele perdeu cerca de 0s2 para Norris, eu acho, mas sem a potência normal do motor como os outros. Na jornada longa, até a granulação começar, fomos muito competitivos”, explicou.
“Mas a queda [a partir daí] foi bem radical. Acho que começou quando tivemos de diminuir por causa de um carro à frente. Precisamos resolver isso, mas estamos muito melhores do que em Zandvoort. Muito melhores”, analisou.
Apesar da animação com o ritmo da Red Bull, Marko admitiu que a granulação preocupa. Como o asfalto de Monza foi recapeado recentemente, isso apresenta um desafio a mais para a aderência e gera um problema que já tem sido reclamado por Verstappen em apresentações recentes.
“Quando a granulação começa, a queda [de ritmo] do carro é radical. Ela começou depois de cinco a sete voltas, mas voltou depois que precisamos reduzir a velocidade. Então, para resolver, ele tem que acelerar o tempo inteiro”, brincou.
Por fim, o consultor da Red Bull disse torcer para que as corridas de Fórmula 3 e Fórmula 2 ajudem o asfalto a evoluir com o desenrolar do fim de semana. A compreensão sobre isso será determinante na estratégia escolhida para a prova.
“Precisamos analisar se faremos uma ou duas paradas, mas o asfalto está melhorando a cada volta. Vamos ver o que acontece. A chuva não ameaça, e temos duas corridas da F3 e da F2. Então, acho que deve melhorar. Quanto mais melhorar, menores as chances de granulação”, destacou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.