Red Bull diz que destroços de AlphaTauri causaram danos ao carro de Verstappen

Max Verstappen perdeu a liderança do GP da Inglaterra após sentir um furo de pneu, mas Red Bull explicou que um pedaço de uma das AlphaTauri ficou preso no RB18 e acabou com corrida do líder

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: QUE CORRIDA! TUDO SOBRE A VITÓRIA DE CARLOS SAINZ NA INGLATERRA | Briefing

Max Verstappen sentiu que havia furado um dos pneus exatamente uma volta depois de assumir a liderança no GP da Inglaterra, disputado no último domingo (3), e foi aos boxes trocar os compostos — o que lhe custou o primeiro lugar da disputa. No entanto, um estudo feito pela Red Bull após a corrida detectou que o problema nunca foi na borracha da Pirelli, mas sim uma parte do carro da AlphaTauri presa na carroceria do RB18 após se soltar na confusão entre Pierre Gasly e Yuki Tsunoda — que bateram.

“Não houve furo no pneu”, explicou o chefe Christian Horner. “Foi tão ruim que parecia um furo. Basicamente, na volta 11 ele atingiu destroços de uma AlphaTauri depois do incidente que eles tiveram. Então, ele completou a corrida com um assoalho modificado, com um pedaço da placa lateral da AlphaTauri presa na parte de baixo do carro”, lamentou.

O incidente entre os companheiros de equipe aconteceu no momento em que Tsunoda forçou uma ultrapassagem complicada sobre Gasly, que fechou a porta. Assim, os dois bateram e prejudicaram não apenas a corrida da irmã AlphaTauri, mas também a do time principal.

“Então, é claro, você tenta olhar e identificar o que está causando o problema”, disse. “É claro, porque estava embaixo, não havia nada óbvio — não era como se metade do assoalho estivesse pendurado. Então, foi difícil entender o que houve inicialmente e por isso Max [Verstappen] reportou um furo de pneu. Mas havia algo maior que isso acontecendo”, salientou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen sofreu em Silverstone, mas conseguiu chegar em sétimo e segue líder (Foto: Red Bull Content Pool)

No fim das contas, Carlos Sainz emergiu após a última relargada para tomar definitivamente a ponta e enfim garantir sua primeira vitória na Fórmula 1. Horner, entretanto, acredita que Verstappen tinha ritmo mais do que suficiente para subir ao lugar mais alto do pódio se não fosse pelo problema sentido no carro de Verstappen — verificado pelo próprio espanhol durante a corrida.

“Você podia ver que ele era certamente mais rápido do que Carlos [Sainz]”, afirmou Horner. “Ele não queria gastar muito o pneu cedo demais e trabalhou até ficar próximo a ele antes de passar. Então, infelizmente, uma volta depois ele atinge os destroços. Ele reportou um furo de pneu que não conseguíamos ver nos dados, mas você obviamente precisa confiar no piloto”, ressaltou.

“Então, paramos por precaução e aí vimos que haviam destroços”, lamentou. “De fato, Carlos Sainz, eu acho, tinha falado quando estava atrás dele que pedaços estavam se soltando da parte de baixo do carro de Max”, comentou.

Horner explicou a estratégia pensada pela Red Bull, que colocou pneus duros no carro de Verstappen com o objetivo de ir até o final da corrida. No entanto, duas coisas aconteceram: o atual campeão perdeu ainda mais ritmo com um carro que já estava danificado e ainda utilizava o composto mais lento, e um safety-car na reta final da corrida — causado pelo abandono de Esteban Ocon — mudou os planos.

Yuki Tsunoda causou acidente com Gasly e acabou prejudicando Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, a Red Bull, “sem nada a perder” nas palavras de Horner, chamou novamente Max ao pit-lane para colocar pneus macios no carro do neerlandês, que travou luta ferrenha com Mick Schumacher na reta final e conseguiu se sobressair, segurando o sétimo lugar com muita dificuldade.

“Com os pneus médios, ele estava obviamente lutando o mais forte que podia, mas de repente sua corrida fica focada nos carros que você está correndo contra, que eram Alpine e Aston Martin naquele momento”, citou. “Então, paramos para colocar pneus duros e levar o carro até o fim, porque sentimos que era a melhor forma de terminar em sétimo”, revelou.

“Ele sofreu particularmente mais com um carro danificado e os compostos mais duros”, reconheceu Horner. “Então, quando chegou o safety-car, não tínhamos nada a perder. Ou terminávamos fora dos pontos, ou colocávamos os pneus macios para ver o que podíamos fazer. E ele ainda conseguiu passar alguns carros e lutou forte para manter o sétimo lugar, que rendem seis valiosos pontos”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.