Red Bull elogia diretor-esportivo e lamenta perda para Audi: “Membro muito importante”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, valorizou o trabalho de Jonathan Wheatley e reconheceu que a equipe austríaca não podia fazer uma proposta como a da Audi

A Red Bull está passando por um momento de transição na Fórmula 1 e está perdendo nomes importantes de seu corpo técnico. Depois de confirmar a saída do projetista Adrian Newey, o time austríaco viu o diretor-esportivo Jonathan Wheatley ser confirmado como chefe da Audi a partir de 2026. Helmut Marko, consultor dos taurinos, reconheceu a importância do britânico e disse que ele é um membro importante da equipe.

Wheatley foi anunciado como futuro chefe da Audi em agosto. Antes de se juntar ao time alemão, no entanto, Jonathan terá de passar pelo período de carência. O britânico chegou na Red Bull em 2006 e foi fundamental para o processo de crescimento da equipe.

Além de ter sido o principal intermediador entre Red Bull e diretor de provas Michael Masi na polêmica decisão do safety-car do GP de Abu Dhabi em 2021, Wheatley também trabalhou de forma primorosa para que o time austríaco tivesse uma operação de pit-stop eficiente. Marko reconheceu as qualidades do funcionário.

“Jonathan tem mais de 50 anos. Ele começou como mecânico e tem uma carreira incrível e pode se orgulhar muito dela. Ele queria uma posição que fosse mais exigente. Infelizmente, a oferta veio da Audi, que não conseguimos igualar, seja pela posição ou pelo dinheiro que lhe ofereceram. Eu o entendo, ele foi atrás da oportunidade. E claro, é uma perda para nós”, destacou o consultor da Red Bull.

Helmut Marko elogiou Jonathan Wheatley (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Jonathan é um membro muito importante para a Red Bull. Nossos pit-stops têm sido uma referência, mas não só isso, também a forma como os mecânicos têm sido treinados e [suas] interações com a FIA como diretor-esportivo. temos uma equipe com muitos jovens e temos a oportunidade de atribuir a função de Jonathan a outras pessoas e acreditamos que podemos administrar essa situação internamente”, finalizou Marko.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.