Red Bull elogia “maturidade” de Verstappen em momento atual: “Não entra em pânico”
Christian Horner exaltou o comprometimento de Max Verstappen em trabalho realizado com os engenheiros da Red Bull para resolver problemas do RB20
Apesar do momento de queda da Red Bull na temporada 2024 da Fórmula 1 e do fato de não vencer há seis corridas, Christian Horner fez questão de elogiar a postura de Max Verstappen e de destacar a maturidade do neerlandês ao “não entrar em pânico”, mesmo correndo o risco de perder o título do Mundial de Pilotos para Lando Norris, da McLaren.
O início do certame apontava para mais um ano de amplo domínio por parte dos taurinos. Depois de subir no degrau mais alto do pódio em quatro das primeiras cinco rodadas, no Bahrein, Arábia Saudita, Japão e China, o tricampeão ainda conquistou mais três triunfos, em Ímola, Canadá e Espanha, mesmo quando o RB20 já não era mais o carro dominante do grid. Desde Barcelona, porém, Verstappen só chegou ao pódio em duas oportunidades, na Inglaterra e nos Países Baixos, ambas na segunda posição.
No GP da Itália, realizado no último domingo (1º), o atual líder da competição ficou muito longe de sequer brigar pela pole-position, tendo de largar da sétima colocação, 0s695 atrás do tempo de Norris, que conquistou a posição de honra. A sorte de Max, no entanto, é que a McLaren se embananou mais uma vez e não conseguiu aproveitar a oportunidade de diminuir a desvantagem no campeonato. Mas ainda restam oito corridas para o fim da temporada e a Red Bull não deu sinais de melhora.
Desta forma, Horner ficou impressionado com a maneira como o companheiro de Sergio Pérez passou a lidar com a situação. “O que mais me impressiona em Max é que ele não entra em pânico nem por um momento. Em vez disso, ele se esforça ainda mais em seu trabalho e tenta dia e noite entender a causa dos problemas junto de seus engenheiros. Ele explica muito bem o que está acontecendo no carro”, começou o dirigente.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber despista sobre Bortoleto, mas garante decisão sobre pilotos “o mais rápido possível”
“A forma como trabalha com a nossa equipe técnica mostra o quão maduro ele se tornou. É claro que está descontente com a nossa situação. Mas ele entendeu que só conseguiremos sair dessa com muito trabalho e união”, acrescentou.
“Atualmente, estamos revirando cada parte para que possamos recuperar o ímpeto de antes. E se o carro estiver na janela de trabalho certa, como vimos no Red Bull Ring, então seremos capazes de vencer. Max foi rápido lá com todos os tipos de pneus, conquistou a pole-position e liderava até o incidente com Norris”, lembrou.
“Infelizmente, a janela de trabalho está extremamente pequena e precisamos melhorá-la urgentemente. Isso também se deve à comparação dos cálculos da dinâmica de fluxo, valores do túnel de vento e resultados de pista. Às vezes pode parecer que estamos medindo o tempo com três relógios diferentes. Atualmente estamos concentrando nossos esforços na área que é mais confiável para nós — que é o trabalho na pista”, finalizou o chefe da Red Bull.
A Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.