Red Bull espera “disputar títulos” na F1 2025, mas prevê “dificuldades” no futuro

Engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan afirmou que já tem planos definidos para 2025 e espera “disputar títulos” no ano que vem, mesmo estando de olho em 2026

A Red Bull espera virar a chave para 2025 e voltar aos dias de domínio na Fórmula 1, como foi em 2023 e no início desta temporada. Mesmo com Max Verstappen caminhando para o tetracampeonato, o Mundial de Construtores está cada vez mais fora de alcance na temporada atual. De olho em voltar a disputar o título coletivo, Paul Monaghan, engenheiro-chefe da equipe, afirmou que “os planos estão em andamento” para o ano que vem. 

Além disso, apesar da queda de rendimento do RB20 ao longo de 2024, enquanto a McLaren acertou em cheio o desenvolvimento do carro e a Ferrari pegou o elevador na segunda metade do ano, os planos para o RB21 não mudaram. Ao menos de acordo com Monaghan. 

Porém, por outro lado, a mudança no regulamento técnico para 2026 vai complicar o desenvolvimento do carro de 2025, pontuou. O importante será planejar o desenvolvimento do RB21 em relação ao que as outras equipes estão fazendo. 

“Poderia dizer que, sim, temos uma direção, mas garanto que todos vão ficar nervosos antes do primeiro teste do ano que vem. Então, não é como se não soubéssemos, mesmo no meio da temporada, o que queremos tentar alcançar com o carro do ano que vem. E o carro de 2025 vai ser prejudicado pelas dificuldades do carro de 2026. Sabemos o que queremos fazer. No momento, todos os planos estão em andamento”, disse. 

Red Bull espera maior consistência do RB21 (Foto: AFP)

“Mas isso quase não importa. O que importa é o que fazemos em relação à concorrência. Sabemos o quanto de trabalho queremos assumir, o que queremos tentar alcançar, e depois veremos quanto trabalho de desenvolvimento precisaremos colocar nisso”, continuou. 

Monaghan também falou em “disputar títulos” em 2025 e não focar apenas no novo regulamento de 2026, temporada que também marca a separação de Red Bull e Honda. A equipe austríaca já tem um acordo com a Ford para a produção de motores próprios uma vez que a parceria com a marca japonesa acabar. 

“Queremos disputar os títulos no ano que vem, então vai ser um grande desafio para todos, dentro das habilidades da Red Bull, alcançar os objetivos. Mas vamos tentar”, concluiu. 

De momento, a Red Bull está na terceira colocação do Mundial de Construtores, com 544 pontos, atrás de Ferrari (557) e McLaren (593). Já entre os pilotos, Verstappen lidera, com 393 tentos, seguido por Lando Norris, que tem 331. 

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Hamilton e Mercedes se arrastam em fim melancólico de casamento histórico na F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.