Red Bull põe Ferrari como “rival mais próxima” em China “exigente com dianteiro esquerdo”

Christian Horner, chefe da Red Bull, explicou que as características do circuito de Xangai acentuam o desgaste de pneus, algo que a Ferrari tem administrado bem na temporada

Ciente de que possui um desgaste de pneus mais acentuado que o visto no ano passado, a Red Bull está em alerta com os possíveis problemas que podem ocorrer no GP da China, que acontece neste final de semana. O chefe da equipe austríaca, Christian Horner, destacou que as características da pista de Xangai exigem especialmente dos pneus dianteiros, portanto a aposta é que a Ferrari surja forte novamente.

Horner já havia chamado a atenção para o bom gerenciamento de pneus da Ferrari, sobretudo na Austrália, prova vencida pelos italianos após abandono de Max Verstappen. Só que problemas do neerlandês à parte, tanto Carlos Sainz quanto Charles Leclerc imprimiram um forte ritmo de corrida, não dando chance aos demais adversários.

No Japão, o campeonato voltou à normalidade, com a Red Bull chegando a mais uma dobradinha comandada por Verstappen, só que a Ferrari conseguiu compensar a desvantagem já esperada com um ótimo ritmo de corrida aliado ao bom cuidado da borracha.

De volta ao calendário depois da pandemia da covid-19, Xangai tem como característica mais marcante a reta oposta de mais de 1 km de extensão. Nela, os pilotos ultrapassam facilmente os 300 km/h, só que o trecho de alta termina em um hairpin — curva fechada que lembra um grampo, daí a nomenclatura em inglês.

A Ferrari surpreendeu no Japão e deve incomodar na China, aposta Horner (Foto: AFP)

A pista ainda tem uma combinação de curvas de baixa, média e alta velocidade, além da 1, que é “interminável”, nas palavras do dirigente inglês à imprensa. “O circuito da China é bom. A primeira curva é interminável, por isso é um pouco mais difícil de gerir o dianteiro esquerdo.”

“As curvas de alta velocidade no trecho da reta oposta sempre foram muito exigentes com o pneu dianteiro esquerdo, mas também teremos uma corrida sprint, a primeira do ano. É outro desafio, serão muitos pontos em jogo. Interessante ver como vai ser”, salientou.

Sobre a Ferrari, especificamente, Horner citou que a equipe “foi definitivamente competitiva” em Suzuka. “Na sexta-feira, vimos que o ritmo de corrida deles era competitivo. Esperamos que certamente sejam nossos concorrentes mais próximos”, concluiu.

​A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

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