Red Bull prevê “batalha difícil entre 4 equipes” até chegada de regulamento da F1 2026
Chefe da Red Bull, Christian Horner indicou que disputa com Mercedes, McLaren e Ferrari será cada vez mais acirrada até o final de 2025
A Red Bull viu a grande vantagem que tinha para os concorrentes nos últimos anos ser reduzida consideravelmente na Fórmula 1. Christian Horner, chefe de equipe dos atuais bicampeões do Mundial de Construtores, indicou que os adversários compreenderam melhor o regulamento da categoria com o passar dos anos e apontou para uma dura batalha contra McLaren, Mercedes e Ferrari até o final de 2025 — a partir de 2026, a F1 terá novas regras, o que pode embaralhar as forças.
A Fórmula 1 introduziu no início da temporada de 2022 o atual regulamento, que trouxe de volta o conceito de efeito-solo aos carros. A Red Bull foi quem saiu melhor com as novas regras, apesar dos problemas de confiabilidade que enfrentou no começo do campeonato de dois anos atrás. Passado o período de turbulência com a unidade de potência, Max Verstappen enfileirou vitórias e títulos em 2022 e 2023.
Conquistas que vieram com certa tranquilidade, com consequentes recordes para o neerlandês. O início de 2024 parecia ser um repeteco do que foram os anos anteriores, com quatro triunfos para o piloto da Red Bull nas cinco primeiras corridas. Foi então que as demais equipes se aproximaram — Ferrari, McLaren e Mercedes venceram GPs com seus dois pilotos, o que faz apenas Sérgio Pérez não ter vitórias entre os quatro melhores times.
Horner mencionou Ron Dennis, antigo chefe de equipe da McLaren, para justificar a ideia de que a tendência é sempre ter mais disputas quando as normas técnicas são as mesmas por mais tempo.
“É incrível para o esporte ter quatro equipes disputando. Quando se utiliza o regulamento por muitos anos, sempre haverá a convergência. Isso sempre aproximou as equipes. Quando cheguei à Fórmula 1, em 2005, Ron Dennis falava isso. A McLaren tinha o melhor carro naquela época, mas os times estavam próximos”, declarou o chefe da Red Bull.
“Inevitavelmente, você chega ao topo da curva [de desenvolvimento]. Acho que ainda estaremos mais próximos no ano que vem, mas acredito que todo mundo está chegando ao limite”, completou Horner.
O dirigente da Red Bull também sugeriu que a competição não será tão disputada início da temporada de 2026 como está sendo agora, mas indicou que a batalha entre as quatros principais equipes será cada vez mais acirrada até o final de 2025.
“A Mercedes é a melhor em uma semana, na outra é a McLaren, com a Red Bull na frente em uma corrida distinta. A Ferrari não aparece nesse momento, mas continua por ali. Em 2026, teremos uma grande mudança de regulamento, que vai espaçar a disputa. Até lá, no próximo um ano e meio, será uma batalha difícil entre quatro equipes”, apontou.
Verstappen, que venceu metade das 14 etapas realizadas até aqui, tem uma folga considerável no campeonato entre os pilotos — 277 x 199 pontos de Norris, um total de 78 tentos de frente. Apesar do neerlandês cumprir com sua parte, a Red Bull tem dificuldades no Mundial de Construtores em decorrência do desempenho claudicante de Pérez. A equipe de Milton Keynes tem 408 pontos, apenas 42 à frente da McLaren. Horner admitiu que o foco é manter a liderança da classificação.
“Já passamos da metade do caminho. Ganhamos sete corridas, duas ou três sprints [foram três vitórias] e estamos liderando os dois campeonatos. Porém, nas últimas semanas, a diferença no Mundial de Construtores diminuiu um pouco. É aí que está nosso foco. Sabemos onde devemos nos concentrar e melhorar — é isso que todos estão fazendo”, encerrou o chefe da Red Bull.
Após o recesso de verão, a Fórmula 1 volta entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.