Red Bull diz que punição nos EUA permite “reentrada suave” de Lawson na Fórmula 1

Chefe da Red Bull, Christian Horner afirmou que a punição por trocar o motor de Liam Lawson no GP dos Estados Unidos vai permitir um retorno mais tranquilo do piloto à F1

Depois de receber a chance de disputar cinco corridas na Fórmula 1 em 2023, substituindo um lesionado Daniel Ricciardo, Liam Lawson se vê em um cenário completamente diferente este ano. Anunciado como titular da RB (Visa Cash App RB) no lugar do próprio australiano até o fim do ano, o neozelandês vai reestrear na categoria em Austin, nos Estados Unidos, com o objetivo de se manter no grid para 2025.

Logo na primeira oportunidade, porém, Lawson terá um desafio pela frente. A RB já confirmou que o neozelandês vai trocar componentes do motor em Austin, o que vai gerar uma punição ao piloto e a consequente perda de posições no grid. Segundo o chefe da Red Bull, Christian Horner, é uma forma de Liam ter uma “reentrada suave” na categoria, com menos responsabilidades.

“Em Austin, de qualquer forma, ele vai levar uma punição”, analisou Horner em entrevista ao podcast F1 Nation. “Então, ele vai ter uma entrada — ou reentrada — mais suave”, opinou o britânico.

Daqui até o fim do ano, todavia, Horner garantiu: Lawson será comparado a Yuki Tsunoda, seu companheiro de equipe. Nas corridas em que dividiram a garagem no ano passado, o retrospecto é favorável a Liam, que terminou à frente em três das cinco provas. Vale destacar que em uma delas, o GP da Itália, o japonês não largou por um problema no carro.

A partir dos EUA, Ricciardo sai e Lawson entra no carro da RB (Foto: Red Bull Content Pool)

De acordo com o inglês, a Red Bull vai estar atenta à velocidade de adaptação neste retorno de Lawson à Fórmula 1 — desta vez, com o posto de titular.

“É claro, ele [Lawson] vai ser comparado ao companheiro de equipe”, admitiu. “Ele foi muito rápido contra Tsunoda no ano passado. Acho que Yuki deu um passo à frente esse ano, então será fascinante ver o quão rapidamente ele vai se adaptar, o quão rápido vai dominar as coisas”, finalizou o chefe da Red Bull.

Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.