Red Bull admite “troca de motor” e punição para Lawson em grid no GP dos Estados Unidos

Consultor da Red Bull, Helmut Marko afirmou que a RB precisa trocar a unidade de potência da VCARB 01 que estava sendo utilizada por Daniel Ricciardo e, por isso, Liam Lawson vai ter de pagar uma punição de dez posições no grid da corrida sprint em Austin

Após ser confirmado como o substituto de Daniel Ricciardo para o restante da temporada 2024 da Fórmula 1, Liam Lawson não teve nem tempo de colocar o capacete e vestir o macacão da RB (Visa Cash App RB), mas já foi informado de que herdou uma punição de dez posições no grid de largada no GP dos Estados Unidos — 19ª etapa do campeonato e que marca o retorno do neozelandês à classe rainha.

Nesta sexta-feira (27), Helmut Marko rebateu às críticas recebidas pela Red Bull após o anúncio da saída do australiano e deixou claro que os taurinos esperam “comparar” o desempenho de Lawson com o de Yuki Tsunoda com o intuito de definir quem tem mais chances de ocupar o lugar de Sergio Pérez na equipe principal já em 2025.

Entretanto, o consultor revelou que a unidade de potência da VCARB 01 do neozelandês terá de ser substituída para a prova em Austin, gerando uma punição no grid de largada para a corrida sprint do fim de semana, já que o time de Faenza chegou ao limite do número de trocas permitido pelo regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Mas o austríaco de 81 anos garantiu que Liam não será julgado por um possível resultado abaixo do esperado em solo americano.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre saber hora de parar

Liam Lawson terá de superar punição logo em primeira corrida com RB (Foto: Red Bull Content Pool)

“A primeira [corrida], acho, não será relevante porque ele tem de pagar uma punição pela troca de motor”, disse Marko em entrevista ao Motorsport-Total. “Serão dez posições na corrida sprint, então isso não torna a vida dele exatamente mais fácil em Austin”, finalizou.

Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.