Red Bull rebate críticas sobre Ricciardo e admite “comparação” entre Lawson e Tsunoda

Consultor voltou a mencionar a perda do "instinto de vitória" por parte de Daniel Ricciardo e admitiu que disputa entre Liam Lawson e Yuki Tsunoda pode valer vaga na Red Bull já para 2025

Helmut Marko rebateu as críticas recebidas pela Red Bull que afirmam que a saída de Daniel Ricciardo da RB (Visa Cash App RB), oficializada na quinta-feira (26), aconteceu meio que pela porta dos fundos. O consultor deixou claro que o australiano já sabia da decisão antes mesmo do GP de Singapura, realizado no último domingo, e ainda mencionou a existência de cláusulas contratuais como um dos motivos da substituição por Liam Lawson.

Inclusive, o próprio neozelandês declarou que já havia sido informado da decisão “há duas semanas” e que, por isso, o clima nos boxes do time de Faenza estava bem estranho durante a etapa no circuito de Marina Bay, a 18ª da temporada 2024 da Fórmula 1. Por sua vez, Marko voltou a mencionar a perda do “instinto assassino” por parte de Ricciardo e garantiu que o #3 “está em paz” com o que realizou na principal categoria do automobilismo.

“O momento da nossa escolha tem a ver com vários fatores e obrigações contratuais, mas ele foi informado há algum tempo e a merecida despedida foi a volta mais rápida da corrida”, disse o austríaco de 81 anos ao Motorsport-Total. “Nesse caso, ele conseguiu demonstrar do que é capaz, embora não de forma consistente e não ao nível que lhe teria permitido regressar à Red Bull”, continuou.

“Desde que ele nos deixou para ir para a Renault, acho que perdeu o instinto de vitória e não sei explicar por quê. Estão criticando a nossa escolha? Daniel disse que está em paz consigo mesmo, aceitou a situação e agora veremos quais serão os planos para o seu futuro”, acrescentou.

Liam Lawson será testado contra Yuki Tsunoda por vaga na Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre saber hora de parar

De olho no futuro, Marko revelou que a Red Bull agora quer avaliar o desempenho de Lawson diante de Yuki Tsunoda, visando uma possível vaga na equipe principal já em 2025, no lugar de Sergio Pérez. No ano passado, quando substituiu o próprio Ricciardo ao longo de cinco provas após o australiano se lesionar durante os treinos do GP dos Países Baixos, o neozelandês levou a melhor no duelo contra o japonês e terminou quatro vezes à frente do provisório colega de garagem. Se quiser ser promovido mais uma vez, o mesmo precisa acontecer agora.

“Queremos fazer uma comparação para entender onde está Liam em relação a Yuki, para saber quais serão as possíveis duplas para ambas as nossas equipes. Temos de olhar para o que acontecerá no futuro, porque há muitos jovens no processo de preparação, como [Isack] Hadjar, o próprio Lawson, mas também [Ayumu] Iwasa“, finalizou.

Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.