Red Bull renova com Horner até 2026 e prepara extensão de contrato para Verstappen

Segundo a revista britânica Autosport, a Red Bull assegurou a permanência do seu chefe de equipe, Christian Horner, por mais cinco temporadas. Meta agora é renovar com Max Verstappen

MELHORES DO ANO 2021: VERSTAPPEN OU HAMILTON NA F1? MOTO, INDY, FÓRMULA E E MUITO MAIS

Coberta pelos louros da glória depois de quebrar um longo jejum de oito anos sem título, a Red Bull começa a definir as bases do seu futuro ao garantir a permanência do seu chefe de equipe. Segundo a revista britânica Autosport, Christian Horner assinou a renovação de contrato por mais cinco temporadas e seguirá em Milton Keynes pelo menos até o fim de 2026. A equipe agora direcionará seus esforços para propor um novo contrato a Max Verstappen, cujo vínculo atual vence em 2023.

A história de Horner se confunde com a da própria Red Bull na Fórmula 1. Ex-piloto, Christian ocupa a função de chefe de equipe desde quando os taurinos ingressaram no Mundial como equipe, em 2005, sempre trabalhando ao lado do consultor e ex-piloto de F1, Helmut Marko.

CHRISTIAN HORNER; RED BULL; CAMPEÃO; MAX VERSTAPPEN;
Christian Horner seguirá vinculado à Red Bull ao menos até 2026 (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O dirigente austríaco, aliás, se mostrou enorme admirador de Horner. “Ele é o chefe da equipe, é mais observado pelo público, enquanto eu estou mais em segundo plano. Mas coordenamos muito bem as coisas, damos o rumo da equipe e também do nosso staff. Em questões políticas, geralmente falamos a mesma língua e acredito que nosso êxito prova que estamos certos”, afirmou Marko em entrevista ao canal austríaco Servus TV, parceiro da Red Bull.

Helmut lembrou um momento curioso quando Horner foi apresentado por ele a Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, que não o conhecia.

“Ele disse: ‘Quem é Christian?’. No começo, ele não tinha experiência na Fórmula 1. Mas eu já o conhecia da Fórmula 3000 e de outras categorias de base e sabia das suas ambições e do seu talento. Agora, isso se tornou grande”, disse.

Na visão do consultor da Red Bull, manter as peças-chave por um longo tempo é fundamental para as pretensões da equipe taurina de seguir entre as protagonistas da Fórmula 1 diante de anos importantes em razão das novas regras do Mundial a partir de 2022 e, mais tarde, em 2026 com a nova geração de motores.

“Dentro de toda a equipe, ou pelo menos nas posições de ponta, queremos ter estabilidade para os anos de transição que se avizinham, quando os novos regulamentos de motor vierem e quando os novos regulamentos de chassi estiverem a caminho, para que tenhamos uma equipe com solidez para isso”, complementou.

Por outro lado, Verstappen se mostrou bastante satisfeito onde está. Questionado no fim da temporada sobre uma eventual mudança para a Mercedes no futuro, Max avisou. “Estou muito feliz onde estou agora e espero que possamos estar juntos por mais dez ou 15 anos”. Recentemente, o campeão do mundo declarou também que havia mudado seu olhar sobre a Mercedes e Lewis Hamilton. “E não é de uma forma positiva”, avisou.

Verstappen vai seguir como Sergio Pérez como companheiro de equipe na temporada de defesa do título em 2022. O mexicano renovou contrato com a Red Bull por mais um ano na Fórmula 1.

A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.